Soja: Colheita deve começar nesta semana em Mato Grosso

Publicado em 27/12/2011 08:47 e atualizado em 27/12/2011 14:16
A colheita da safra 2011/12 deve começar nesta semana, com Mato Grosso abrindo os trabalhos. No Paraná, as máquinas colhedoras devem ir a campo em cerca de quinze dias.

A falta de chuvas na segunda quinzena de novembro e em boa parte de dezembro em algumas regiões do Centro-Oeste, do Sudeste e em praticamente todas as regiões agrícolas importantes do Sul deve reduzir a produtividade.

Na Argentina, os trabalhos de cultivo estão praticamente suspensos também por falta de chuva. Os dados de oferta e demanda mundial do USDA (Ministérios da Agricultura dos Estados Unidos) divulgados no início de dezembro já sinalizavam que os estoques de passagens da safra 2011/12 devem se reduzir, levando a uma relação estoque/consumo de 28,1%, a menor em três safras.

No mercado brasileiro, as negociações de soja e derivados estão bastante lentas neste final de ano. As negociações têm sido registradas apenas em pequenos lotes no interior do País.

Representando o preço médio ponderado das regiões paranaenses, o Indicador CEPEA/ESALQ fechou a R$ 45,64/sc nessa sexta, ligeira baixa de 0,5% sobre a sexta anterior.

No porto de Paranaguá, devido à baixa liquidez, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa, que representa a cotação média da soja posta em armazém desse porto, tem sido frequentemente arbitrado – está em R$ 47,50/sc desde o dia 16 de dezembro

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Esalq/Cepea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário