Soja Plus ganha reforço em 2012

Publicado em 19/01/2012 06:57
Aprosoja vai ampliar e fortalecer o Soja Plus – programa de melhoria contínua da gestão das propriedades rurais e da produção de soja em Mato Grosso. As ações de capacitação, especialmente na área de segurança no trabalho e legislação ambiental, continuarão este ano, mas receberão um reforço com a implantação de propriedades modelos, distribuição de kits aos produtores e a entrada de novos profissionais ao corpo técnico do programa.

Em 2011, foram realizadas 19 oficinas nas quatro regiões do estado para apresentar o programa e identificar as principais necessidades dos produtores para se ajustar à Norma Regulamentadora 31 (NR-31), a legislação trabalhista rural. Um total de 1.250 pessoas, entre produtores, técnicos, funcionários das fazendas, contadores, participaram dos cursos e das oficinas.

Além dos cursos e oficinas, a novidade para este ano é que o programa irá implantar projetos piloto de adequação em 21 propriedades distribuídas por regiões no estado. As “propriedades modelos” serão utilizadas como pontos de disseminação de experiências para os demais produtores. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea) e o Instituto do Algodão Social (IAS) integram o programa e irão ajudar na implantação destas propriedades.

Quatro engenheiros agrônomos passarão a integrar o corpo técnico do Soja Plus este ano. Os profissionais serão focados no programa, reforçando o time que vai a campo. O produtor também terá a disposição materiais impressos com informações didáticas sobre saúde e segurança no trabalho.

O kit do produtor é outra novidade do Soja Plus. O kit é composto por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades, facilitando o investimento do produtor em aspectos exigidos pela legislação.

“Em 2011 trabalhamos para implantar o programa no estado, agora nosso objetivo é que ele possa de fato contribuir para a conservação dos recursos naturais, a governança das atividades produtivas e o bem estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais. A sustentabilidade sob todos os aspectos: social, econômico e ambiental é uma das prioridades da nova diretoria da Aprosoja para o biênio 2012/2013”.

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua e que contém um plano de ação de longo prazo. As linhas de atuação são: qualidade de vida no trabalho, viabilidade financeira e econômica, tecnologia da produção, qualidade do produto e responsabilidade social.

São parceiros do programa com a Aprosoja a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Algodão Social (IAS), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea), entre outras entidades.

ENQUETE - Enquete realizada pela Aprosoja confirma que entidade está no rumo certo ao elencar como uma das prioridades para o ano de 2012 o fortalecimento e ampliação do programa Soja Plus. O resultado da enquete, realizada no site da Aprosoja, aponta que os produtores ainda têm dificuldade para entender e aplicar a Legislação Trabalhista Rural – NR31. Do total de 317 votantes, 61% consideraram a NR31 de difícil entendimento e difícil aplicabilidade; 15% conhecem a legislação, mas não tem conhecimento profundo; 19% disseram não conhecer a NR31 e apenas 4% a consideraram de fácil entendimento e aplicabilidade.

A enquete reforça o que os produtores já tinham definido como prioridade durante as reuniões de planejamento, realizadas no final do ano de 2011 nos núcleos da Aprosoja instalados no interior do estado. Questões relacionadas à logística e à legislação ambiental e trabalhista foram algumas das principais demandas apontadas pelos delegados da Aprosoja nas reuniões.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário