Soja: Estoques elevados na temporada passada podem segurar exportações brasileiras

Publicado em 19/01/2012 13:43 564 exibições
l
Os embarques brasileiros de soja do Brasil podem manter-se em patamares elevados nesta temporada, próximo ao recorde alcançado na última safra, estimam alguns analistas. De acordo com eles,  a oferta deve ganhar reforço dos estoques iniciais de pelo menos 3,5 milhões de toneladas, após a safra recorde de mais 75 milhões de toneladas do país no ano passado.

Entretanto, o clima deve ser o fator determinante para o desempenho das lavouras. A seca no sul do Brasil já provocou perdas em torno de 3 milhões de toneladas de soja na temporada 2011/12, de acordo com informações das secretarias de agricultura dos Estados sulistas. Por outro lado, houve aumento de área plantada em outras regiões que estão sendo beneficiadas com maiores volumes de chuvas.

De acordo com dados do USDA, o Brasil pode se tornar o maior exportador da oleaginosa no atual período, entretanto, as perdas sofridas no Sul ainda não foram contabilizadas.

As chuvas dos últimos dias estancaram as perdas nas safras do Paraná e Rio Grande do Sul, segundo e terceiro produtores de soja do Brasil. Porém, a meteorologia não prevê grandes volumes para as lavouras gaúchas para até o final do mês. Já o Paraná deve ter precipitações um pouco mais expressivas.

Dados da Abiove indicam que as exportações de soja do Brasil fecharão o ano industrial neste mês com embarques recordes de 33,2 milhões de toneladas, com os volumes em janeiro superando 1 milhão de toneladas, diante da forte demanda e com boa sobra da safra recorde.

A estimativa de aumento das importações chinesas feita pelo USDA e pela Consultoria Oil Word também deve aquecer as vendas brasileiras nesta temporada.

Com informações da Reuters.

Tags:
Por:
Marília Pozzer
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário