CBOT: Soja opera com volatilidade nesta segunda-feira

Publicado em 27/02/2012 08:53 e atualizado em 27/02/2012 09:35
A semana começou com o mercado da soja em Chicago operando com volatilidade. Nesta segunda-feira, os preços da oleaginosa trabalhavamm em campo positivo no pregão noturno, por volta das 9h (horário de Brasília), e, de acordo com analistas ouvidos pela agência internacional Bloomberg, o suporte para as cotações ainda vem da demanda. 

Porém, por volta das 9h15, as cotações passaram para o campo negativo. A influência negativa para os preços vem do mercado financeiro negativo nesta segunda-feira. Hoje, as principais bolsas de valores seguem recuando ao redor do mundo, com os agentes mantendo sua cautela em relação ao futuro da economia mundial, principalmente com a questão da dívida europeia. 

O movimento acaba estimulando a alta do dólar, que pressiona as cotações das commodities no mercado internacional. 

Na última sexta-feira (24), o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu relatório de registro de exportações e reportou uma expressiva melhora nas vendas semanais de soja, o que estaria provocando uma severa redução nos estoques norte-americanos. 

Na semana encerrada no dia 16 de fevereiro, as exportações dos EUA somaram, entre as safras 11/12 e 12/13, 4.03 milhões de toneladas, ante as 546.243 mil toneladas da semana anterior. Além disso, o USDA ainda informou, em seu Fórum Anual, que os estoques da oleaginosa na temporada 2012/13 poderão cair para 5,58 milhões de toneladas frente as 7,48 milhões do ciclo anterior. 

"Estoques nestes níveis devem continuar a dar sustentação para os preços da oleaginosa", disse o analista de commodities do Commonwealth Bank da Austrália, Luke Matthews. 

Já para o milho e para o trigo, a semana começa negativa. Ainda de acordo com a Bloomberg, os futuros dos grãos recuam diante das expectativas de maiores estoques das commodities norte-americano para a safra 2012/13.

Para Matthews, caso os números divulgados pelo USDA no fórum da última semana se confirmarem, "os preços dos grãos podem registrar um forte declínio durante este ano". 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário