Ferrugem e clima reduzem produtividade da soja em MT

Publicado em 09/04/2012 11:10
Mato Grosso terá uma produtividade média menor na safra de soja 2011/12. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado no dia 05 de abril, a queda da produtividade da soja está estimada em 5,8%, puxada principalmente pela baixa na região Norte de Mato Grosso, que deve colher 9,7% a menos por hectare este ano.

Os principais fatores que influenciaram nesta redução foram o clima e a ferrugem asiática. Segundo o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, os sojicultores mato-grossenses estimam perdas de aproximadamente R$ 740 milhões na temporada 2011/2012 em decorrência da ferrugem asiática. “Vamos ter uma safra boa, mas isto por conta do crescimento de 660 mil hectares, 10,5% a mais do que na safra passada, o que suplantou as perdas, possibilitando o aumento de 800 mil toneladas, 3,9% a mais na produção da safra deste ano em relação ao ano passado, mas poderíamos ter sido melhores se não fosse a ferrugem.  O que tem de ficar claro é que é na produtividade que se faz dinheiro, dinheiro que vem pro bolso e gira a economia. Não é saudável incrementar a produção por meio de incorporação de área {degradadas} e manter a produtividade em baixa”, ressaltou Fávaro.

O levantamento do Imea indica que a produção da safra 2011/12 será em torno de 21,3 milhões de toneladas de soja. No mês passado, o instituto previa uma safra de 21,9 milhões de toneladas para o estado. Em comparação com os dados divulgados em fevereiro, a redução foi de 2,8 pontos percentuais, algo em torno de mais de 600 mil toneladas.

Mesmo frustrado, Fávaro lembra que a safra 2010/11 foi espetacular e crê que a demanda do mercado e os resultados das safras argentina e norte-americana irão manter as cotações em alta e, desta forma os produtores irão “ganhar no preço”, compensando as perdas na lavoura.

“São preços praticamente inéditos e consequência da baixa oferta do grão no mercado. Houve quebra na produção mato-grossense, no Rio Grande do Sul, na Argentina e até nos Estados Unidos. Então os preços subiram bastante, favorecendo os produtores e estimulando-os a plantar mais na próxima safra”, destacou Fávaro.

SAFRA 2012/13 - Com o bom resultado financeiro da safra 11/12 se confirmando para a maioria do estado, a tendência é de aumento da área plantada para a próxima safra, podendo atingir mais de 7,4 milhões de hectares, 4,8% a mais do que o foi cultivado no atual ciclo. Essa evolução deve ocorrer principalmente sobre áreas de pastagens, com destaque para a região Leste, que sozinha deve crescer mais de 140 mil hectares.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário