Soja: Crise na Europa preocupa e mercado volta a despencar

Publicado em 16/05/2012 07:39
Mais um dia de apreensão no mercado financeiro e a soja volta a despencar na Bolsa de Chicago. No pregão noturno desta quarta-feira, a oleaginosa registra expressivas baixas sentindo a pressão do nervosismo da macroeconomia e do avanço do dólar index. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), as baixas se aproximavam dos 20 pontos e o julho já perdia novamente o patamar dos US$ 14 por bushel.

Ao redor do mundo, as principais bolsas de valores operam em queda sentindo o reflexo negativo da crise política vivida na Grécia. O país, que já sofre com uma crise econômica, dívida e temores de uma recessão, agora enfrenta problemas para a formação de um governo de coalizão. Socialistas e conservadores não chegaram a um acordo e os gregos realizarão uma nova eleição presidencial. 

Entre os dois lados o principal entrave são as exigências e ajustes - com medidas de austeridade - feitas pelo FMI, pela União Europeia e pelo Banco Central Europeu para que fosse disponibilizado um pacote de ajuda financeira à Grécia. 

Caso não se chegue a um acordo, a nação europeia poderá deixar a Zona do Euro e essas expectativas abala os mercados desde o final da última semana. Porém, Alemanha e França afirmam que não querem os gregos deixando o euro. 

O quadro de incertezas sobre o futuro da economia da Europa e até mesmo da mundial deixa os investidores mais avessos ao risco, provocando uma fuga de investimentos mais arriscados, como as commodities. Uma vez que a soja vinha liderando o rally de alta entre as agrícolas, agora, com a retração dos preços, é também a que mais sofre, haja visto que a oleaginosa concentra um alto número de fundos comprados. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário