Aprovação da comercialização de nova soja garante mercado aos brasileiros

Publicado em 06/07/2012 08:09
Para entidade de sementes, medida representa grande passo na exportação de soja nacional.
A aprovação da Comissão Europeia para a comercialização da nova tecnologia de soja transgênica que combina na mesma semente tolerância a herbicidas e resistência a insetos, no último dia 28 de junho, representa a abertura do mercado e aceitação dos benefícios e segurança das sementes geneticamente modificadas para o mundo, de acordo com a Associação Brasileira de Sementes e Mudas (ABRASEM). 

A entidade comemora a abertura de novas portas para variedades de sementes de alta tecnologia, que trazem benefícios e tranquilidade aos produtores e, agora, a garantia de que poderão exportar também para a União Europeia o cereal produzido no Brasil a partir da nova semente. A Europa é o segundo principal destino das exportações brasileiras de soja, atrás apenas da China. 

Segundo a ABRASEM, o marco regulatório brasileiro é um dos mais evoluídos do mundo com relação aos organismos geneticamente modificados, mas lamenta que o ritmo não seja o mesmo nos principais mercados de destino da produção nacional. “Hoje, as empresas investem cada vez mais em novas tecnologias para o mercado brasileiro. É preciso que os mercados que importam nossa produção agrícola também acompanhem esse movimento”, comenta o agricultor e presidente da ABRASEM, Narciso Barison Neto. Em relação à semente, ele também destaca que ela trará benefícios ambientais, pois reduzirá consideravelmente o uso de herbicidas pelos agricultores. 

Produtores brasileiros aguardam aprovação da nova soja em novos mercados

A nova soja, batizada comercialmente de Intacta RR2 Pro, foi aprovada para cultivo e comercialização no Brasil pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em 2010. Ela é a primeira variedade desenvolvida com genes combinados e especialmente para o Brasil, mesmo assim, para a ABRASEM, o seu uso vai se expandir para outros países, principalmente para o que fazem parte do Mercosul. A nova tecnologia ainda aguarda a aprovação para comercialização na China, que é o maior importador da soja brasileira. Em 2011, foram exportados 17,5 milhões de toneladas de soja para o mercado chinês. 

Barison explica que a mesma aprovação ocorrida na Europa é esperada para outros países, como a China. “Mais do que garantir mercado aos produtores que optarem pela nova tecnologia, as aprovações de comercialização ajudam a aumentar as exportações brasileiras de commodities e, consequentemente, incrementar a renda do produtor, e ainda colaboram para um saldo positivo de nossa balança comercial, tornando o produtor brasileiro mais eficiente e competitivo”, avalia. Ele também defende a importância da sincronia regulatória de biotecnologia entre os principais países exportadores e importadores de grãos para que haja boa fluidez comercial entre os mercados.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Abrasem

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário