Cotação da soja pode ter desaceleração em agosto, estima a FGV

Publicado em 17/07/2012 15:00
A alta do preço da soja no mercado internacional não deverá se sustentar por muito tempo, segundo André Braz, economista da Fundação Getulio Vargas (FGV). De acordo com Braz, é possível que em agosto a commodity já apresente desaceleração em suas cotações.

O choque de oferta da soja nos Estados Unidos, influenciado pela estiagem no meio oeste do país americano, provocou alta da cotação da commodity. O movimento contribuiu para a alta do Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) de julho, divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Veja a notícia na íntegra no site do Valor Econômico.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Em anos normais os meses de julho e agosto, são de preços fracos, porque são meses finais da entre-safra americana e os compradores reduzem compras para esperar pela nova colheita americana que começa em setembro. Em anos de exceção, se pode medir por anos análogos, que seriam 1988, quando o mercado fez uma baixa significativa no mês de agosto porque começou a chover nas lavouras americanas á partir de julho, embora as quebras das lavouras tenham sido as mais siginificativas da história. Este apresenta uma similaridade com o ano de 1983, que projeta preços suportados até o final do mes de setembro, embora com forte volatilidade de movimentos de baixa. O conteúdo mais importante deste ano é a quebra sucessivas da safra sulamerica e americana, fato inédito na história. Melhor a FGV publicar seus estudos sobre sua versão, que seria de grande contribuição para os produtores brasileiros. Até porque existe escassa literatura sobre esses estudos.

    0
  • Jarbas Rodrigo Ruschel Ibirubá - RS

    A notícia está levando em consideração uma análise de que a soja irá parar de subir no mês de agosto mas não indica quais são os fatores responsáveis pela desaceleração. Acho que a conclusão da matéria está equivocada.

    0