Soja Brasil: Expedição percorre áreas de integração lavoura-pecuária em Rondônia

Publicado em 29/10/2012 14:16
Começou nesta segunda-feira, a etapa de expedição do Projeto Soja Brasil; até terça-feira Rondônia recebe a equipe da Aprosoja Brasil, Embrapa e parceiros.
O Projeto Soja Brasil está em Rondônia, mais precisamente no município de Vilhena, na divisa com Mato Grosso, onde a expansão da lavoura avança sobre as áreas de pastagens. Esta é a nova etapa do projeto, a Expedição Soja Brasil, que irá percorrer, até março de 2013, 11 estados brasileiros (cerca de 25 mil quilômetros), conferindo o desenvolvimento das lavouras do plantio à colheita do grão.

Na última década a produção de soja em Rondônia saiu de 10 mil para 150 mil hectares, previsão da Conab para a safra 12/13, mas os produtores acreditam que a área chegue fácil aos 165 mil hectares, nesta safra, com uma produção em torno de 520 mil toneladas
Sete municípios (Vilhena, Colorado D’este, Cabixi, Cerejeiras, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste e Chupinguaia) formam o cone sul. Juntos são responsáveis por 93% da produção rondoniense de soja, onde a integração lavoura, pecuária e floresta é o sistema mais adotado pelos produtores locais.

Vilhena concentra a maior parte das lavouras. Responde por um terço da produção estadual. De acordo com Evandro Cesar Padovani, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, a evolução do campo trouxe reflexos na cidade.  Largas avenidas, arquitetura urbana moderna e um comércio forte são algumas características que destacam o município.

Para esta safra de soja, 80% dos 45 mil hectares previstos já foram semeados em Vilhena. Numa das propriedades visitadas neste domingo, Áureo Francisco Lantmann, engenheiro agrônomo e consultor do Projeto Soja Brasil, constatou que o desenvolvimento das plantas segue sem problemas.

Apesar do otimismo dos produtores locais, existem demandas que podem fazer grande diferença para impulsionar de vez a produção agrícola em Rondônia. A mais importante, do ponto de vista dos agricultores, é a verticalização. A instalação de esmagadoras de soja e frigoríficos de aves na região são pleitos que movimentam o setor produtivo de Rondônia.

A expedição será dividida em quatro rotas. Na primeira rota, os participantes saem de Rondônia e percorrem Mato Grosso e Goiás. Estarão presentes representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar -MT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Soja Brasil - O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás.  Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário