Grãos sobem na CBOT com fundamentos e financeiro positivos

Publicado em 03/12/2012 09:32 e atualizado em 03/12/2012 10:05
A semana começa positiva para o mercado internacional de grãos, com a soja, o milho e o trigo resgistrando bons ganhos nesta segunda-feira na Bolsa de Chicago. Quem lidera as altas é a soja que, por cvolta das 10h (horário de Brasília), já registrava alta de mais de 14 pontos nos principais vencimentos. Milho e trigo subiam mais de 7 pontos. 

Com uma oferta muito apertada e uma demanda que não dá sinais de desaquecimento, os preços da soja entraram em um nova tendência de alta, dando continuidade a uma recuperação dos preços iniciada em novembro. Nem mesmo a entrada da safra dos Estados Unidos aliviou a situação dos estoques, que estão historicamente baixos. 

Além disso, as exportações norte-americanas seguem muito aquecidas, e não só de grão de soja, mas também de seus derivados, como óleo e farelo, o que também atua como suporte para os preços. 

"Pensando nos fundamentos, sabemos que nos EUA a situção continua muito apertada, e só será aliviada com a entrada da safra brasileira e argentina, o que só deve acontecer entre fevereiro e março, mas antes disso, os EUA têm que continuar suprindo a demanda mundial, principalmente da China", explica Glauco Monte, analista de mercado da FC Stone. 

Mercado financeiro - Paralelamente, boas notícias vindas do mercado financeiro também contribuem para as altas dos grãos. A Grécia anunciou que vai recomprar alguns títulos, números da China, principal consumidor mundial de commodities, vieram positivos e isso deu força ao mercado futuro internacional. 

"Alguns analistas já indicam que a situação do mercado financeiro e da China, em geral, é uma das melhor dos últimos meses e isso tem um impacto muito bom nas commodities agrícolas. Então, essa melhora auxiliou op mercado a iniciar essa semana no positivo", diz Monte. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário