China: Demanda por soja segue aquecida e pode aumentar nos próximos meses

Publicado em 16/01/2013 14:23
As esmagadoras de soja da China, maior comprador mundial da oleaginosa, aumentaram suas compras na semana passada depois que a demanda crescente por ração por animal aumentou os lucros das margens de processamento. As informações partem de uma pesquisa feita pela agência internacional de notícias Bloomberg. 

Segundo o levantamento, companhias teriam ordenado 30 carregamentos dos Estados Unidos ou da América do Sul, o equivalente a cerca de 1,8 milhão de toneladas. 

Um dos motivos para esse aumento das  margens de esmagamento são os menores preços dos embarques adquiridos em dezembro, disse a analista da agência chinesa Shanghai JC Intelligence, Monica Tu. Os esmagadores podem travar seus lucros em até cerca de US$ 32 por tonelada de soja processada nos próximos dois meses, completou. 

"Os comerciantes estão garantindo embarques para os próximos dois meses" por conta de uma ameaça de falta de suprimento e ainda da limitada capacidade logística da América do Sul, disse uma analista da agência chinesa Shanghai JC Intelligence, Monica Tu.

Outro fator é o aumento do consumo de farelo de soja na China com os produtores engordando seus rebanhos de suínos antes do feriado Lunar, o qual acontece em fevereiro, quando a demanda por carne suína aumenta. 

Cancelamentos - Desde o dia 18 de dezembro de 2012, a China cancelou os embarques de 1.16 milhões de toneladas, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o que aumentou as preocupações com um possível desaquecimento do consumo. 

Entretanto, compras recentes feitas pela nação asiática já indicam que a demanda permanece aquecida diante de um declínio dos estoques norte-americanos. 

Os cancelamentos reportados pelo departamento podem ter sido feitos, segundo a analista, para influenciar o mercado ou até mesmo para trocar a origem da soja para a América do Sul. "A demanda da China por soja continua muito boa", disse Monica.  
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário