Soja: Colheita avança para 6,4% no Brasil, diz Safras & Mercado

Publicado em 04/02/2013 17:56
411 exibições
A colheita de soja apresentou bom avanço nesta última semana no Brasil, atingindo 6,4% da área estimada, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 1o de fevereiro. Na semana anterior, o total colhido era de 2,9%. Os trabalhos estão mais adiantados na comparação com o ano anterior (5,2%) e se mantêm acima da média para o período, de 3%.
Os maiores avanços foram observados no Paraná, saltando de 4,0% para 9,0% e Mato Grosso do Sul, pulando de 1,6% para 8,0%, por conta do padrão climático mais seco, levando a números muito acima do normal (2,5% e 1,5%, respectivamente).
No Mato Grosso, embora fortemente atrapalhado pelas chuvas excessivas que voltaram a atingir a região, a colheita pulou de 6,5% para 14,0%, também muito acima dos 7,3% da média normal.
"Duas variáveis explicam esse aparente paradoxo observado no Mato Grosso, que tem números de colheita bem acima do padrão histórico e ainda percebe descontentamento e preocupação dos produtores pela possibilidade de perdas com o atraso do processo. Como não houve antecipação do plantio, a soja está entrando mais cedo no mercado porque aumentou o nível de utilização de sementes precoces. Além disso, o padrão climático mais seco e quente, com elevada insolação, fez com o processo de desenvolvimento das plantas fosse adiantado", explica o analista de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.
A previsão da meteorologia para os próximos sete dias aponta ainda chuvas predominantes na região central e um pouco mais de umidade para o Centro-Sul (metade sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul), neste com chuvas intercaladas com períodos de sol.

Clique aqui para ampliar!

Tags:
Fonte: Agência Safras & Mercado

Nenhum comentário