Soja: Colheita avança para 6,4% no Brasil, diz Safras & Mercado

Publicado em 04/02/2013 16:56
A colheita de soja apresentou bom avanço nesta última semana no Brasil, atingindo 6,4% da área estimada, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 1o de fevereiro. Na semana anterior, o total colhido era de 2,9%. Os trabalhos estão mais adiantados na comparação com o ano anterior (5,2%) e se mantêm acima da média para o período, de 3%.
 
Os maiores avanços foram observados no Paraná, saltando de 4,0% para 9,0% e Mato Grosso do Sul, pulando de 1,6% para 8,0%, por conta do padrão climático mais seco, levando a números muito acima do normal (2,5% e 1,5%, respectivamente).
 
No Mato Grosso, embora fortemente atrapalhado pelas chuvas excessivas que voltaram a atingir a região, a colheita pulou de 6,5% para 14,0%, também muito acima dos 7,3% da média normal.
 
"Duas variáveis explicam esse aparente paradoxo observado no Mato Grosso, que tem números de colheita bem acima do padrão histórico e ainda percebe descontentamento e preocupação dos produtores pela possibilidade de perdas com o atraso do processo. Como não houve antecipação do plantio, a soja está entrando mais cedo no mercado porque aumentou o nível de utilização de sementes precoces. Além disso, o padrão climático mais seco e quente, com elevada insolação, fez com o processo de desenvolvimento das plantas fosse adiantado", explica o analista de SAFRAS & Mercado, Flávio França Júnior.
 
A previsão da meteorologia para os próximos sete dias aponta ainda chuvas predominantes na região central e um pouco mais de umidade para o Centro-Sul (metade sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul), neste com chuvas intercaladas com períodos de sol.

Clique aqui para ampliar!

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário