Produção de soja em áreas de arroz exige cultivares adaptadas à várzea

Publicado em 26/02/2013 16:12

A rotação do arroz com outras culturas foi um dos assuntos amplamente abordados durante a 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Restinga Sêca (RS). A soja foi apontada como uma alternativa viável e rentável para quem produz em áreas de várzea.

Entre as vantagens desse sistema de produção estão o controle de plantas daninhas, principalmente arroz vermelho e chapéu de couro, a boa rentabilidade da oleaginosa no mercado e o aumento da produtividade do arroz.

Atentos a este cenário, produtores gaúchos de arroz na várzea estão aumentando a área destinada para a produção de soja. De acordo com Claudia Lange, pesquisadora do IRGA (Instituto Rio Grandense do Arroz), nesta safra, estima-se que 250 mil hectares de várzea sejam cultivados com soja no RS. O crescimento, segundo a pesquisadora, tem sido de 90 mil hectares por ano nos últimos três anos.

Claudia Lange alerta, entretanto, para os frequentes erros de manejo cometidos pelos produtores que introduzem a cultura da soja em terras baixas. Ela destaca a drenagem deficiente, a falta de entendimento das necessidades do solo, que resultam na falta de calagem e adubação com fósforo insuficiente.

Mesmo obedecendo aos cuidados de manejo recomendados, nem todas as cultivares de soja apresentam um bom desempenho em áreas de várzea. A pesquisadora do IRGA explica que as cultivares de ciclo médio e com tolerância ao excesso hídrico são as que melhor se adaptam a estas condições.

Na vitrine tecnológica da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, os produtores tiveram a oportunidade de observar o desempenho de algumas cultivares de soja na várzea. A que mais chamou a atenção foi a FPS Urano RR.

De acordo com o engenheiro agrônomo e coordenador da unidade de cultivos de verão da Fundação Pró-Sementes, Victor Sommer, a soja FPS Urano RR chama a atenção pelo seu porte, suas ramificações e o tamanho do grão. O orizicultor da cidade de Formigueiro, José Luiz Machado Vieira, deve plantar a FPS Urano RR já na próxima safra para controlar o arroz vermelho. “É uma soja com muitos galhos e grãos graúdos”, destaca.

“A FPS Urano RR foi a cultivar de soja que apresentou o menor número de vagens abortadas; isso se deve ao seu sistema radicular avantajado”, explica Victor Sommer. “A genética da FPS Urano RR é indicada para solos de boa fertilidade, mas apresenta boa adaptação tanto a condições de seca como também de excesso de água”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Fundação Pró-Sementes

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário