Plantio atrasado nos EUA dá suporte aos grãos nesta 3ª na CBOT

Publicado em 07/05/2013 07:55 e atualizado em 07/05/2013 10:13
Na manhã desta terça-feira (7), os grãos fecharam o pregão eletrônico em alta na Bolsa de Chicago, recuperando parte das perdas registradas ontem (6). As principais posições da soja encerraram a sessão com ganhos entre 5,00 e 8,50 pontos. No milho e no trigo, os ganhos foram menos expressivos, entre 0,25 e 5 pontos nos principais vencimentos. 

Ontem, o mercado recuou frente uma melhora do clima nos Estados Unidos no último final de semana e a previsão de um tempo mais favorável para essa semana. Porém, ao fim do dia, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulgou seu boletim de acompanhamento de safra ainda indicando um significativo atraso no plantio dos grãos e no início dos trabalhos para a soja. 

Até o último domingo (5), o plantio do milho estava concluído em 12%, contra 5% da semana anterior. Entretanto, o mercado apostava em um índice de cerca de 19% e a média dos últimos cinco anos é de 47% para o mesmo período. Já o plantio de trigo de primavera já está feito em 23% da área, contra 12% da semana passada. No ano passado, nesse mesmo período, o índice era de 82% e a média indica 50%. 

No relatório desta segunda-feira, o USDA indicou, pela primeira vez para a safra nova, números sobre o plantio de soja, o qual foi concluído em apenas 2% da área até o último domingo (5). 

Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira (6):

Grãos fecham com forte baixa diante de melhora do clima nos EUA

Na sessão desta segunda-feira (6), os futuros da soja, do milho e do trigo terminaram os negócios com expressivas baixas na Bolsa de Chicago. Quem liderou as perdas foi o milho e, segundo analistas, o principal fator de pressão negativa para os preços foi a melhor do clima nos Estados Unidos. 

A soja perdeu entre 10 e 18 pontos nos principais vencimentos, o milho entre 15 e 24 e o trigo entre 15 e 18 pontos. O mercado refletiu chuvas abaixo do esperado no coração do Corn Belt norte-americano, a principal região produtora do país, após semanas de precipitações excessivas. 

"Choveu abaixo do esperado na principal região de produção de milho, então, a expectativa é de que o plantio ande bem durante a semana, depois de já ter caminhado bem nesse final de semana", explicou o operador de mercado Flávio Oliveira, da MCDonald & Pelz Corretora.

Frente a isso, a expectativa do mercado com essa melhora do tempo é de que o plantio possa evoluir com mais rapidez, o que já pôde ser registrado nesse último final de semana. Nessa segunda, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualiza seu boletim de acompanhamento de safra e o que se espera é ver o plantio do milho concluído em 19% da área e, na próxima semana, em cerca de 40%. 

Para essa próxima semana, o que se espera é um clima mais seco nos Estados Unidos, favorecendo ainda mais os trabalhos de campo no país, fator que contribui para as baixas, uma vez que, em Chicago, o principal foco do mercado se volta agora para o clima norte-americano e o desenvolvimento da nova safra no país. 

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor rural de Illinois, Bill Raben, afirma que o clima no estado ainda está bastante úmido e que as previsões indicam uma melhor para a tarde de amanhã e quarta-feira. Já na quinta e na sexta-feira deve voltar a chover. 

"O resultado dessas chuvas de primavera têm atrasado o plantio do milho e nós estamos bem atrás do ritmo dos últimos anos. No sul de alguns estados como Arkansas, Mississipi e partes do Missouri, alguns produtores já trocaram o milho pela soja e, na minha opinião, se esse atraso continuar, no sul de Illinois muitos agricultores farão isso também", relatou Raben. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário