Chicago: Mais uma dia volátil; soja tem forte queda no curto prazo
Os contratos futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago registram mais uma sessão de intensa volatilidade na Bolsa de Chicago. Nesta sexta-feira (24), por volta de 12h50 (horário de Brasília), os vencimentos mais próximos - julho e agosto/13 - operavam em queda, enquanto os mais distantes - setembro/13 e março/14 - se encontravam do lado positivo da tabela. O primeiro vencimento perdia mais de 20 pontos.
Para o analista Eduardo Vanin, da Agrinvest, o mercado ainda segue bastante nervoso com a situação da pouca oferta de soja nos Estados Unidos. Essa falta do produto vem estimulando o mercado no curto prazo, fazendo com que o vencimento julho encerre a semana com um ganho acumulado de 40 pontos na CBOT.
"Esse pouco estoque com os produtores e as cerealistas vai sendo consumido, e qualquer notícia que possa trazer a demanda com mais força de volta para os Estados Unidos, como a greve que aconteceu na Argentina, que é o maior exportador mundial de farelo, leva o mercado bem para cima", diz.
No milho, também por volta de 12h40, os futuros operavam em campo misto, com ligeiras alta nos primeiros vencimentos e recuo nos demais. De acordo com informações da Bloomberg, as especulações de que o plantio de milho esteja concluído em 90% da área norte-americana até o próximo domingo (26) pesa sobre os contratos futuros referentes à safra nova.
"Alguns modelos climáticos indicam que nós poderemos concluir o plantio do milho logo. Porém, as exportações semanais foram decepcionantes para o milho, então, temos também a pressão de uma liquidação de posições", disse o presidente da norte-americana Commodities Analytics & Consulting, Mike Zuzolo.
0 comentário
Soja sobe mais de 2% em Chicago nesta 2ª feira e preços nos portos do BR se aproximam de R$ 150/sc
Soja sobe mais de 1,5% e maio busca os US$ 10,60 em Chicago; clima adverso na AMS em foco
USDA informa nova venda de soja 24/25 para a China nesta 2ª feira
Produtor rural tem até 17 de janeiro para efetuar o cadastro de lavoura de soja em Goiás
Sequência de dias nublados dificulta enchimento de grãos e Sinop/MT
Dois veranicos em Assis Chateaubriand/PR tiraram produtividade da soja