Soja: Clima é favorável nos EUA e pressiona mercado em Chicago

Publicado em 29/07/2013 12:12

Os contratos futuros da soja amargam mais uma sessão de baixas na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (29). Na sessão de hoje, no entanto, as perdas mais expressivas são registradas nos vencimentos mais distantes, referentes à safra nova, ao contrário da forte queda registrada na semana anterior. 

Na sessão regular, por volta das 11h40 (horário de Brasília), o vencimento novembro/13, referência para a safra brasileira, perdia 14 pontos, valendo US$ 12,14 por bushel. A perda nos demais contratos variava de 10 a 13,25 pontos. Já o agosto/13 tentava uma recuperação e, no mesmo momento, tinha uma pequena elevação de 2,75 pontos. 

O mercado inicia a semana de olho no comportamento do clima sobre as lavouras da nova safra dos Estados Unidos. O sábado e o domingo foram de temperaturas amenas e chuvas leves, condições ideais para o bom desenvolvimento das plantações nas fases em que se encontram tanto a soja quanto o milho, como explica Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting.

"Para essa semana as previsões são boas para a soja e para o milho, que estão em florescimento, com temperaturas e condições de umidade do solo consideradas normal. Ou seja, não há problemas esperados para esta semana e por isso o mercado, em função de clima e de lavouras, está dentro das condições favoráveis para a safra e é até possível que o USDA traga um relatório com condições melhores do que a da semana passada", disse Brandalizze. 

Para o consultor, frente à esse cenário climático bastante positivo para a produção dos Estados Unidos, o que poderia dar um estímulo ao mercado de grãos nessa semana seria o registro de novas compras por parte, principalmente, da China. EE afirma ainda que, apesar tenha pouco espaço para novas baixas intensas, ainda falta fôlego para voltar a subir com força no mercado internacional. 

A recente queda dos preços, principalmente da soja, no entanto, poderiam estimular essas compras frente à cotações mais atrativas, segundo Brandalizze. "Para os chineses, as cotações do momento são bastante favoráveis e esse é um momento em que eles poderiam realizar algumas compras. Eles estão comprando um pouco menos justamente para tentar segurar o mercado que vinha subindo bastante". 

O consultor explica ainda que, nas próximas semanas, o mercado da soja poderia até mesmo encontrar alguma correção positiva, mas que ainda registra um maior espaço de baixa do que o milho. 

Para Brandalizze, os futuros do cereal negociados em Chicago já atingiram um patamar muito baixo e, por isso, nesse momento registram perdas menos significativas e mais graduais. Na sessão desta segunda, por volta de 12h10 (Brasília), as principais posições do milho perdiam pouco mais de 2 pontos. 

Sobre o movimento dos fundos de investimentos, essa semana, ainda segundo o consultor, a tendência é de que sejam menos agressivos, impactando com menos intensidade sobre o mercado. "Os grandes fundos devem operar com posições mais curtas, ou seja, com pequenas quedas e há também uma possibilidade que, já no meio da semana, eles trabalhem com operações invertidas, apostando um pouco mais na alta do que na baixa, começando a olhar o mercado com uma possibilidade de pequenos ganhos, mas nada com grandes avanços", explica. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário