Chicago: Soja opera com volatilidade à espera do USDA, milho recua

Publicado em 09/09/2013 11:57 e atualizado em 09/09/2013 12:35

Na sessão regular desta segunda-feira (9), o mercado internacional de soja opera com volatilidade. Por volta das 11h20 (horário de Brasília), os preços operavam em campo  misto, porém, predominantemente mais alto. Somente o primeiro vencimento, o setembro/13, recuava 8,25 pontos, valendo US$ 14,28/bushel. As demais posições subiam pouco mais de 4,50 pontos. 

O mercado segue observando o clima nos Estados Unidos e a seca que castiga as lavouras do Meio-Oeste. No último final de semana, foram registradas chuvas pouco significativas, com pequeno volume e ainda localizadas. Os resultados dessas condições climáticas adversas, segundo analistas, deverá começar a ser contabilizado já no relatório mensal de oferta e demanda que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga nesta quinta-feira (12). 

Segundo o analista de mercado Mário Mariano, da Novo Rumo Corretora, a produção de soja que sofrem com um maior risco em função da estiagem é nos estados de Iowa, Illinois e Indiana. Já o milho, no entanto, já não está tão arriscado, uma vez que a seca chegou em um momento em que as lavouras já estavam mais avançadas nos estágios de maturação, enquanto a soja está em enchimento de grãos. 

O departamento norte-americano traz também, nesta segunda-feira (9), seu novo relatório de acompanhamento de safra e essas informações também são esperadas pelo mercado, que busca conseguir resultados mais concretos sobre a nova safra dos Estados Unidos. Segundo expectativas de analistas, a piora nas condições das lavouras de soja podem ser de 2 a 4% e, nas de milho, de 1 a 3%. 

As especulações para o próximo dia 12 (quinta-feira) são de que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trará números menores para a nova safra americana de soja também dão sustentação ao avanço das cotações. Expectativas de consultorias privadas já indicam uma expressiva baixa no volume da safra e também no rendimento que será reportado no boletim de oferta e demanda. 

No mês passado, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago, ainda segundo a Bloomberg, subiram 13% com o clima seco castigando o Meio-Oeste dos EUA. Além disso, as últimas previsões já mostram que não são esperadas precipitações suficientes para os próximos 10 dias que pudessem reverter os danos causados pela estiagem. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário