Aprosoja/MS anuncia cultivo de grãos em Paranaíba
Parceria entre entidades de Mato Grosso do Sul tornará viável o cultivo de soja e milho em Paranaíba. Análises de solo e do índice pluviométrico apresentaram resultados positivos para a região e os estudos que identificam a melhor variedade da oleaginosa e o híbrido de milho adequado para o município serão apresentados em março de 2014, após a colheita teste. As informações foram divulgadas na terça-feira (17), pelo presidente da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS – Sistema Famasul), Almir Dalpasquale, em reunião no sindicato rural de Paranaíba.
De acordo com a Secretaria de Agronegócio de Paranaíba, cerca de 400 mil hectares do município são agricultáveis, sendo a maior parte destinada à pastagem, em estado de degradação. A Aprosoja/MS afirma que não é a intenção diminuir a área de pastagem, mas que os produtores rurais optem pela integração entre lavoura e pecuária. “As pesquisas apresentarão a viabilidade da integração dessas duas culturas, como opção de diversificar o agronegócio local e a fonte de renda”, enfatizou Dalpasquale, levando em consideração o cultivo de cana, eucalipto e seringueira, principais culturas da região.
Uma propriedade localizada na BR-483 servirá como área de teste para o cultivo piloto de grãos e será monitorado frequentemente pelo sindicato rural de Paranaíba e pelos pesquisadores da Fundação Chapadão. Além das sementes mais indicadas para a região, as pesquisas revelarão o período ideal de plantio e colheita. “O município tem logística favorável e histórico de produção agrícola. Vamos aplicar as tecnologias disponíveis e observar os resultados, para um cultivo de sucesso”, considerou o presidente da Fundação Chapadão, Adriano Loeff.
Na reunião em que foram divulgados detalhes do projeto que iniciará o plantio de grãos em Paranaíba, além dos representantes da Secretaria de Agronegócio do município, do Sindicato Rural, da Aprosoja/MS e Fundação Chapadão, participaram também líderes do Banco do Brasil, o técnico do projeto Cooperideal, Adilson Gastaldello, e o presidente Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar/MS), Ademar Silva Júnior.
0 comentário
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, mas mantém foco em cenário conhecido
Soja fecha com altas de dois dígitos com clima incerto no BR e governo dos EUA avançando para um acordo
Controle de qualidade da semente de soja garante maior potencial produtivo do plantio