Soja: Plantio avança para 6,7% no Brasil, diz Safras & Mercado

Publicado em 15/10/2013 14:24
289 exibições

O plantio da soja na temporada 2013/14 avançou nesta semana no Brasil. Levantamento de SAFRAS & Mercado indica que 6,7% da área projetada estava semeada até 11 de outubro. Na semana passada, o número era de 2,8%. Em igual período do ano passado, os produtores já haviam colhido 9%, enquanto a média história é de 6,2%.
 
Os trabalhos estão mais avançados no Paraná, onde 20% da área já está semeada, contra média de 13,2%. No Mato Grosso, o plantio é de 8%, contra média de 11,2%. No Mato Grosso do Sul, 10% da área foi plantada, contra 6,4% de média.
 
A semana encerrada em 11 de outubro foi marcada pelo avanço ainda lento nos trabalhos de cultivo da nova safra brasileira de soja, embora ainda mantendo o ritmo pouco acima da média histórica. Chuvas foram registradas em parte da região produtora, embora ainda de forma um pouco irregular e com volumes heterogêneos, não permitindo que o processo fosse iniciado parte importante da região central.
 
As maiores preocupações ficam por conta dos estados do Mato Grosso e de Goiás, onde os trabalhos deveriam estar mais avançados. Mas por enquanto, nada alarmante e nem muito fora do padrão, considerando a expectativa de normalização da umidade nessa segunda quinzena do mês.
 
Na outra ponta temos o estado do Paraná, que a exemplo do ano passado, segue com fluxo de plantio bem superior à media. A semana voltou a ser favorável, com firme nos trabalhos, combinando com bom volume de chuvas na parte final da semana.

Tags:
Fonte: Safras & Mercado

0 comentário