MS: Volume de chuvas acelera germinação da soja
O plantio da soja em Mato Grosso do Sul atingiu 600 mil hectares, o que corresponde 29,2% dos 2,1 milhões estimados para a safra 2013/14. O ritmo acelerado do plantio, segundo a Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja/MS), tem colaboração do volume de chuvas intercalado com períodos ensolarados. Neste mês de outubro os níveis pluviométricos no Estado variam de 1 a 75 milímetros, dependendo da região, situação que favorece a germinação das sementes.
O analista de grãos da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Leonardo Carlotto, afirma que o revezamento de sol e chuva, nos níveis que ocorrem no Estado, têm sido propícios para o sucesso do plantio. “Nas regiões produtoras as chuvas têm umedecido o solo e o deixado apto para a germinação. Enquanto que os períodos ensolarados possibilitam com que o produtor entre em campo com as máquinas e realize o plantio com eficácia”, assegura Carlotto.
Além de ser o maior produtor de grãos do Estado, o município de Maracaju se destaca pela velocidade do plantio e já apresenta 50% de sua área plantada, são 250 mil hectares de plantio finalizado. Na região norte, o município de Sonora se destaca, com 30% de sua área destinada a oleaginosa já cultivada.
0 comentário
USDA informa nova venda de mais de 300 mil t de soja nesta 5ª
Abiove eleva previsão de safra e exportações de soja do Brasil em 2025
Bom regime de chuva ajuda desenvolvimento da soja em Diamantino/MT e alerta para necessidade de aplicações
Preços da soja têm mais uma manhã tranquila em Chicago, de tímidas baixas nesta 5ª feira
Aprosoja MT aciona o CADE contra empresas signatárias da Moratória da Soja
Soja acumula 27% de alta em reais por saca em 2024, apoiada principalmente no avanço histórico do dólar