Safra recorde de soja exigirá estrutura para escoamento da produção

Publicado em 22/10/2013 14:14
Paulo Fachin, diretor presidente da Ceagro, diz que o país precisa investir em ferrovias e portos para seguir na concorrência com os Estados Unidos

Pela primeira vez na história, a safra de soja brasileira promete superar a norte-americana, em condições climáticas normais. Em volume total de produção, o ciclo 2013/14 deve fechar em 88 milhões de toneladas do maior produto de exportação do país. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), um aumento de 24,5% em relação ao ciclo anterior.
 
De acordo com Paulo Fachin, diretor presidente da Ceagro, os produtores brasileiros, altamente tecnificados, não pouparão recursos para adquirir os insumos necessários para bater este recorde e combater pragas e doenças. “Uma boa implantação das lavouras é fundamental para que se possa atingir boa produtividade, aliado aos tratos culturais” diz, lembrando que é possível manter a produção em alta sem prejudicar as áreas de preservação ambiental.
 
Contudo, o diretor presidente da Ceagro alerta que os governantes ainda precisam resolver gargalos de infraestrutura, para que o quadro de evolução da soja não fique pelo caminho. “A dúvida e preocupação que pairam no setor é se iremos realmente construir as ferrovias, portos, armazéns e rodovias que vamos precisar para dar conta desse crescimento nos próximos anos”, argumenta Fachin.
 
Segundo o especialista, se esses investimentos forem realizados, o Brasil terá potencial para crescer ainda mais, sem a necessidade de avançar sobre as florestas naturais. “O ideal é utilizarmos o estoque de áreas de pastagem degradada. Elas podem ser convertidas em lavouras com certa facilidade”, completa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Ceagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário