RS: Justiça dá decisão favorável à Fetag sobre o pagamento de royalties
Uma decisão favorável concedida pela Justiça à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado (Fetag-RS) abre novo capítulo na disputa entre produtores e Monsanto quanto à cobrança pelo uso da tecnologia da soja transgênica da multinacional.
Na ação coletiva movida pela entidade gaúcha, o objetivo é declarar nula a cláusula que exige do agricultor a assinatura do acordo de licenciamento de tecnologia e quitação geral — renúncia a ações.
Por ora, a vitória obtida pela entidade é a liminar da 16ª Vara Cível, que determina suspensão da exigência, sob pena de multa diária. O que está sendo contestado, explica Jane Berwanger, advogada da Fetag no processo, deve-se ao fato de "a legislação não permitir a renúncia expressa a direito de ingressar com ação judicial, muito menos com relação a questões que sequer fazem parte de produto que está sendo adquirido".
Leia a íntegra no Zero Hora
0 comentário
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
Brasil tem recorde de exportações no complexo soja e China reduz necessidade de compras dos EUA
No programa de Analisando sua Comercialização, Victor Cazzo abre canal direto para agricultores esclarecerem dúvidas de comercialização
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, mas mantém foco em cenário conhecido
Soja fecha com altas de dois dígitos com clima incerto no BR e governo dos EUA avançando para um acordo
Controle de qualidade da semente de soja garante maior potencial produtivo do plantio