Soja: Mercado opera com volatilidade em Chicago nesta 5ª feira
O mercado internacional da soja opera com volatilidade no pregão regular desta quinta-feira (3) na Bolsa de Chicago. Os preços da oleaginosa já chegaram a registrar altas de dois dígitos mais cedo, recuaram, e, por volta das 13h40 (horário de Brasília), os primeiros vencimentos subiam entre 4 e 6 pontos, com o contrato maio/14 valendo US$ 14,67 por bushel.
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe seu novo boletim semanal de exportações e indicou as vendas da safra 2013/14 em 66,2 mil toneladas. O boletim não trouxe informações de movimentos de washouts (troca de origem), como vinha sendo esperado pelo mercado, indicando que a demanda pelo produto norte-americana ainda se mantém firme.
O foco do mercado nesse momento ainda tem sido os fundamentos positivos, principalmente frente à severa escassez de soja nos Estados Unidos. As exportações passam de 44 milhões de toneladas, os embarques de 40 milhões e a última estimativa do USDA era de exportações de 41,6 milhões de toneladas. Além disso, os estoques finais foram estimados em pouco mais de 3,8 milhões de toneladas, níveis considerados historicamente baixos.
Diante dessa situação, Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, afirma que caso não haja um ajuste desses números ou washouts não sejam confirmados, os estoques dos EUA se aproximarão de zero e as importações norte-americanas de soja deverão ser bastante elevadas, principalmente em seu período de entressafra, com pico em meados de maio.
"Em princípio, para resolver o quadro de oferta e demanda, eles teriam que aumentar as importações no mercado da América do Sul - Brasil e Argentina - ou recomprar essas posições que ainda não foram embarcadas para equalizar o quadro. Mas, como os embarques estão muito acelerados, talvez não haja tempo para recomprar esses volumes", diz.
0 comentário

Soja dispara em Chicago nesta 6ª feira, preços sobem no BR e sinalizam oportunidade de venda

Cepea aponta queda na margem das processadoras de soja do Brasil

Soja fecha 6ª feira com quase 30 pts de alta em Chicago puxada pela disparada do óleo e do petróleo

Óleo testa limite de alta em Chicago com Oriente Médio e biocombustíveis nos EUA e soja dispara

Petróleo dispara com ataque de Israel ao Irã, puxa óleo de soja e impacta no grão nesta 6ª feira

Mais que o relatório de oferta e demanda, números fracos das vendas semanais pressionam soja em Chicago nesta 5ª feira