Argentina: Precisando do dinheiro do agro, governo pressiona produtores de soja a venderem o grão de safra 13/14

Publicado em 03/11/2014 15:00 e atualizado em 03/11/2014 15:45

Uma notícia do site norte-americano Farm Futures mostra que a última jogada do governo da Argentina de cortar a disponibilidade de crédito dos produtores de soja do país mais parece uma esforço para levá-los a vender o produto que ainda têm da safra 2013/14 armazenado.

A pressão dessa semana para fazer os produtores voltarem às vendas e liberarem ao menos um volume de soja suficiente para cobrir os custos de produção vêm depois que os empréstimos feitos pelo Banco Nacional serem cortados de 10 a 20% no último dezembro. Porém, isso, aparentemente, não foi suficiente. 

Se é assim, por que é que o governo está tão ansioso para "arrombar as fechaduras dos caixas dos produtores argentinos"? Porque as pesadas retenciones, ou seja, os impostos, arrecadas com o mercado do complexo soja pagam pelas necessidades de aumento da infraestrutura e pensões. O governo, que recentemente entrou em um default, precisa desse dinheiro. 

No entanto, além da taxação de 35% pela qual têm que passar os produtores argentinos, eles ainda precisam vender sua produção a uma taxa de câmbio de 8,49 pesos por US$ 1,00 (isso contando a taxa oficial, quando mercado paralelo essa taxa cresce de 14,40 pesos para US$ 1,00). Dessa forma, eles acabam por apostar em uma valorização um pouco mais acentuada da moeda norte-americana - consequentemente, uma baixa maior do dólar - que possa trazer algum lucro nas vendas. 

Com informações do site Farm Futures.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário