Minas Gerais deve registrar aumento da produção de grãos na safra 2014/2015
BELO HORIZONTE (11/11/2014) - A estimativa da intenção de plantio para a safra 2014/2015, divulgada nesta terça-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra que a produção mineira de grãos deve ficar entre 11,7 milhões e 12 milhões de toneladas. Os números representam um crescimento que varia de 0,6% a 3,4% em relação à safra anterior no Estado, que foi de 11,6 milhões de toneladas de grãos.
O estudo da Conab indica a intenção de plantio das culturas de primeira safra (algodão, arroz, feijão, mamona, milho e soja) e atualização das informações das culturas de inverno (trigo), que tiveram a colheita encerrada dos últimos meses. As informações da previsão são provenientes da colaboração de técnicos da Emater-MG, técnicos de cooperativas, agentes financeiros, de mercado e de insumos, que subsidiam a Companhia nos levantamentos.
“Com o atraso do período das chuvas, somente agora os agricultores estão iniciando o plantio nas principais regiões produtoras do Estado, como Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul de Minas e Noroeste”, informa o coordenador técnico estadual de culturas da Emater-MG, Wilson Rosa.
O destaque da safra mineira deve ser a cultura da soja. A produção do grão deve ficar entre 3,7 milhões e 3,8 milhões de toneladas. O crescimento em relação à safra anterior, se as previsões se confirmarem, ficará entre 12,4% e 15,7%. “A soja manteve um patamar de preço mais elevado este ano, por isso está sendo mais atrativa para o agricultor”, explica Wilson Rosa.
O plantio da soja será feito até dezembro e colheita começa em fevereiro de 2015. Assim como em outras regiões do país, os agricultores estão trocando o plantio do milho de primeira safra pela soja, por ser uma cultura mais precoce. Após a colheita da oleaginosa, eles deverão investir no plantio do milho de segunda safra, que é colhido só a partir de junho.
Segundo o coordenador da Emater, as exportações brasileiras de milho ficaram abaixo do esperado este ano. Além disso, o abastecimento interno foi regular. “Mesmo com a estiagem no início do 2014, a produção foi suficiente para atender o mercado e o preço do milho ficou num patamar abaixo do esperado por muitos produtores”, comenta.
Por este motivo, a produção de milho de primeira safra, que é plantado agora, com início de colheita em janeiro, deve cair em Minas Gerais. A previsão é de uma queda entre 2,5% e 6% em relação à safra 2013/2014, que foi de 5,7 milhões de toneladas. O milho e a soja são os principais grãos cultivados em Minas Gerais.
Números da previsão de safra em MG
Safra total de grãos: entre 11,7 milhões e 12 milhões de toneladas
Milho 1ª safra: entre 5,4 milhões e 5,6 milhões de toneladas
Soja: entre 3,7 milhões e 3,8 milhões de toneladas
Feijão 1ª safra: entre 152 mil e 161 mil toneladas
Sorgo: 506 mil toneladas
Algodão em caroço: entre 66 mil e 72 mil toneladas
Arroz: entre 31 mil e 33 mil toneladas
0 comentário

Soja dispara em Chicago nesta 6ª feira, preços sobem no BR e sinalizam oportunidade de venda

Cepea aponta queda na margem das processadoras de soja do Brasil

Soja fecha 6ª feira com quase 30 pts de alta em Chicago puxada pela disparada do óleo e do petróleo

Óleo testa limite de alta em Chicago com Oriente Médio e biocombustíveis nos EUA e soja dispara

Petróleo dispara com ataque de Israel ao Irã, puxa óleo de soja e impacta no grão nesta 6ª feira

Mais que o relatório de oferta e demanda, números fracos das vendas semanais pressionam soja em Chicago nesta 5ª feira