MT: Chuva dará trégua e agricultores devem intensificar a colheita nesta semana

Publicado em 24/02/2015 15:21
Colheita de soja está atrasada e já se verifica perda de qualidade nos grãos

A colheita de soja terá seu ritmo intensificado nesta semana em Mato Grosso. Segundo as previsões meteorológicas, as chuvas devem parar pelo menos até quinta-feira (26). O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Somar Meteorologia, informa que no final desta semana haverá uma nova invernada, ou seja, chuvas prolongadas pelo estado.
 
De acordo com o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 34,9% da área de soja já está colhida no Estado. Na safra 2013/14, neste período, já havia 47,3% da área colhida. Isso se deve às chuvas que atrasaram o plantio no final do ano passado e, consequentemente, a colheita.
 
Na região Norte, a chuva ainda não está atrapalhando a retirada da soja das lavouras. Por lá, mais de 40% da área já foi colhida. “A maioria dos produtores está colhendo neste momento e não temos relato de muitas perdas”, diz Silvésio de Oliveria, vice-presidente da Aprosoja na região. Já na região Leste, segundo o vice-presidente Endrigo Dalcin, a colheita está em 15% da área. “Verificamos queda na produtividade entre 10 e 15%”, conta.
 
Nas regiões Oeste e Sul há relatos de que as chuvas estão prejudicando a colheita de soja. Segundo o vice-presidente da região Sul, Alexandre Schenkel, a retirada da safra está até cinco dias atrasada em relação ao período ideal. A região Oeste é que com a colheita mais adiantada - 48,7%, segundo o Imea. Adolfo Petry, segundo vice-presidente na região, explica que os grãos estão perdendo qualidade. “Ainda não verificamos grãos ardidos, mas sim os que estão perdendo peso”, diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário