Soja: Alta do dólar e investidores na defensiva limitam avanço dos preços nesta 6ª na CBOT

Publicado em 06/03/2015 12:53

O último pregão da semana é negativo para os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago. O mercado vinha trabalhando, por volta de 12h40 (horário de Brasília), com pequenas baixas de 2 a 4 pontos, e o contrato maio/15, referência para a safra brasileira, valendo US$ 9,81 por bushel. 

Nesta sexta-feira (6), o dólar registrava mais uma dia de boa altas frente às moedas emergentes - com uma valorização de mais de 1,5% frente ao real e cotado a R$ 3,06 (12h45 - Brasília) -, e ainda se mostrava como um fator de pressão e limitação para o avanço das cotações na CBOT. Com a moeda forte e valorizada, os preços negociados nas bolsas norte-americanas acabam por se tornar menos competitivos e estimular a demanda em outros fornecedores, como, no caso da soja, os exportadores da América do Sul. 

Ao mesmo tempo, os investidores já buscam um bom posicionamento - e por isso, segundo analistas e consultores, já operam mais na defensiva - antes da divulgação de novos números que serão reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nos próximos dias. 

No dia 10, sai o boletim mensal de oferta e demanda, o qual, segundo analistas, poderia trazer uma redução dos estoques americanos, um aumento das exportações dos EUA e revisões nos dados das safras da América do Sul. Já no final do mês, serão reportadas as primeiras projeções oficiais para a safra 2015/16 dos EUA e isso também deve trazer um direcionamento às cotações. Indicações do USDA apontam para uma menor área de plantio de soja na nova safra, entretanto, os analistas n]ao têm apostado nessa confirmação. 

Do lado da oferta, o mercado espera pela conclusão da irregular, principalmente no Brasil, safra da América do Sul. 

O adido do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no Brasil estimou a safra brasileira de soja 2014/15 em 93 milhões de toneladas. A última estimativa oficial da matriz do departamento, no entanto, é de 94,5 milhões de toneladas. Os números serão atualizados no novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA no próximo dia 10. 

O número do adido fica em linha com algumas projeções divulgadas nessa semana, como a de 93,5 milhões de toneladas da França Junior Consultoria; 93,1 milhões da FCStone e 92,5 milhões da Informa Economics. O maior número veio de Agroconsult, que estimou 94,7 milhões de toneladas, e o menor ficou com a Céleres Consultoria, que projetou a colheita do país em 91 milhões de toneladas. 

Leia mais sobre o andamento da safra brasileira:

>> Adido do USDA no Brasil estima safra de soja do país em 93 milhões de toneladas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário