Aprosoja Brasil: Nota de repúdio sobre tributação de PIS/COFINS e ICMS para soja grão exportada

Publicado em 23/08/2016 09:30
Por: Marcos da Rosa, Presidente da Aprosoja Brasil

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja – APROSOJA BRASIL repudia a proposta de tributação de PIS/COFINS e ICMS sobre soja grão exportada como forma de elevação da competitividade das indústrias nacionais e multinacionais processadoras de soja. No Brasil, os produtores de soja pagam 30% de imposto sobre os insumos para produzirem, sendo os nossos insumos 50% mais caros que nos EUA e 30% mais caros do que na Argentina. Mas apesar disso, o produtor tem superado essa barreira nos últimos anos, desempenhando seu papel com competência dentro da porteira, produzindo e garantindo soja para o Brasil e para o mundo, mesmo chegando ao final da safra sem renda.

A indústria não pode se valer do argumento de falta de competitividade comparando a cadeia na Argentina, onde os produtores amargam margens baixas pela elevada carga tributária, inclusive com grande chance de aumento de área em milho sobre a área de soja, já que o cereal foi recentemente desonerado. A visão neste caso seria individualista, de curto prazo e por fim prejudicaria a todos.

Ademais, os problemas que vem sendo apontados pela indústria processadora de soja no Brasil, referente a dificuldade no ressarcimento de créditos tributários, estão relacionados a falhas do Governo em sua gestão e informatização tributária e não com os produtores rurais, a quem querem repassar a conta. Uma agenda com o Executivo neste sentido se mostraria mais produtiva, sendo que a APROSOJA BRASIL se colocaria a disposição como parceira.

A entidade também repudia outras propostas de taxação dos produtores rurais e da sociedade brasileira, em geral. Primeiro, nossos governantes devem dar exemplo, promovendo uma ampla reforma estrutural que demonstre enxugamento da máquina pública e dos inúmeros desperdícios de dinheiro público e corrupção. Além de realizar um choque de gestão que gere ganho de produtividade e aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados à população e do trabalho realizado para o país, em todos os setores do governo. 

Brasília, 22 de Agosto de 2016

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

    Me alio ao Sr. Marcos da Rosa no repúdio ao estabelecimento de impostos sobre as exportações de produtos agrícolas. Isso é uma aberração econômica.

    Entretanto, respeitosamente, divirjo de um aspecto mencionado na Nota de Repúdio relacionada aos "Impostos sobre os Insumos Agrícolas".

    Trata-se de uma noção equivocada e que não corresponde a realidade.

    Os insumos agrícolas se encontram isentos de PIS/Cofins e o ICMS, no caso dos Defensivos, tem a base reduzida em 70% nas vendas interestaduais incidindo em 4,8% sobre o valor da Nota Fiscal.

    A diferença dos preços comparados em relação aos Estados Unidos decorre basicamente de dois fatores: 1) Falta de Concorrência; 2) Custo Financeiro.

    Há muito tempo que venho alertando para as intenções do Governo de copiar o modelo de "retenciones" da Argentina, tendo publicado nos últimos 3 anos via o Noticias Agrícolas alguns Artigos a respeito.

    0
    • Cassiano aozane Vila nova do sul - RS

      Operacionalização das cadeias de producao e processamento sao complexas imagino ,porem a formula existe de alguma maneira ,se a China processa toda soja em grão que importa o Brasil poderia processar toda soja que exporta e exportar derivados junto com empregos e energia e impostos, mas a conta não fecha e querem chupar do produtor.Mas por conta do que a conta nao fecha mesmo? Da pra ter ideia ?

      0
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Caro Eduardo, e em relação ao maquinário agrícola, dominado por três grandes players (AGCO, J. Deere e CNH) também se aplica a competição capitalista estilo brasileiro, de compadrio e nenhuma concorrência?

      0
    • Eduardo Lima Porto Porto Alegre - RS

      Caros Cassiano e Luiz,

      Realmente as distorções no Brasil são intermináveis e produzem questionamentos lógicos sobre a nossa falta de lógica.

      Na China, a incidência tributária sobre a importação de Soja está baseada inicialmente em 2 impostos: 1) VAT (Value Added Tax similar ao nosso ICMS) - 13%; 2) Imposto de Importação - 3%. A mecânica de cálculo não vem muito ao caso agora, mas é importante ter isso em conta numa avaliação rápida.

      A cotação da Soja é determinada pela Bolsa de Dalian - www.dce.com.cn/en e tem dois contratos em negociação, o tipo 1 e o tipo 2. O tipo 1 corresponde a Soja Convencional para consumo humano dentro de uma especificação que está fora do nosso padrão de exportação. O contrato tipo 2 corresponde a Soja importada, base GMO.

      O Óleo e o Farelo de Soja são igualmente objeto de negociação na Bolsa de Dalian, daí se extrai o cálculo do "Crushing Margin" ou "Margem de Esmagamento" que atualmente é positiva na China com a Soja importada e negativa por aqui.

      Isso é realmente curioso como bem apontado pelo Cassiano, já que da nossa conta por aqui não se incluiria o frete internacional, despesas portuárias, etc. A Lei Kandir veio a resolver boa parte das distorções do passado que retiravam a competitividade das exportações, mas por pressão de Governadores incompetentes a frente de Estados quebrados (como o nosso Rio Grande), acabaram tributando com ICMS a transformação da matéria prima por aqui.

      Abordando o exemplo mencionado pelo Luiz Viganó, a situação que envolve o maquinário agrícola já é mais explícita e indica uma pesada tributação sobre a atividade, se não estou enganado incidiriam PIS/Cofins, ICMS, IPI, I.I., etc...

      A impossibilidade dos Produtores de importarem, inclusive máquinas e implementos usados, me parece que beneficiam enormemente a esse pequeno Grupo de empresas.

      Uma situação que sempre me chamou a atenção é o nosso comportamento "patrimonialista" no Brasil no que se refere ao Maquinário. Enquanto na Argentina ou mesmo nos Estados Unidos são comuns as operações terceirizadas de todo o processo, por aqui há uma enorme imobilização de capital que agrava o índice de endividamento do setor.

      0