Aprosoja apresenta evolução do Soja Plus em seis anos

Publicado em 02/09/2016 12:09
236 exibições
Programa desenvolvido pela associação, em conjunto com Abiove, está mais que consolidado

Um crescimento de 78% em cinco anos. Esse é o salto, em números de produtores participantes, do programa Soja Plus em Mato Grosso desde sua implantação, em 2012. À época, 332 aderiram à iniciativa.

Hoje, segundo dados apresentados durante o VI Seminário do Soja Plus Nacional, realizado em Luís Eduardo Magalhães (Oeste da Bahia), são 1.013 produtores de soja e milho das quatro regiões do estado que fazem parte do programa.

E o número deve aumentar. "Até o fim deste ano, nossa meta é chegar a 1.200 produtores”, afirma a gerente de Pesquisa e Gestão da Produção, Cristiane Sassagima.

Para chegar à meta, a Aprosoja conta com uma equipe no campo, que vai até as propriedades. Quando começou, a entidade tinha cinco supervisores de projetos. Atualmente são oito, que além de apresentar e fazer a adesão do Soja Plus, informam sobre outros programas da associação.

"A procura pelo Soja Plus vem, em grande parte, exatamente por sua divulgação, seja ela pelos supervisores ou pelos próprios produtores que já aderiram. A informação de que é um programa gratuito e que traz benefícios à gestão da propriedade, tanto na parte ambiental como trabalhista e econômica, é o grande segredo do sucesso do Soja Plus. Entendemos cada vez mais - e os produtores também - que o caminho é a produção sustentável", explica Cristiane.

Produtor premiado - O VI Seminário do Soja Plus também premiou quatro produtores que mais se adequaram no último ano aos indicadores do programa. De Mato Grosso, Carlos Alberto Petter recebeu o troféu. Petter é de Nova Xavantina e participa do programa desde 2012.

O Soja Plus - Desenvolvido em 2011 pela Aprosoja e pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Soja Plus tem o objetivo de fazer com que produtores rurais apliquem boas práticas em relação às legislações trabalhista e ambiental.

Hoje, além de Mato Grosso, os estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia aderiram ao Soja Plus.

Em número de área, a adesão ao Soja Plus de Mato Grosso está em 1.632.372 hectares. São 697 propriedades atendidas no Estado, 227 revisitas, 688 relatórios realizados.

Nacionalmente, são 5.100 produtores rurais e 980 fazendas atendidas. Também nacionalmente, são 2,2 milhões de hectares de soja verificados; 6,2 milhões de toneladas de soja e R$ 12 milhões de investimentos, entre 2011 e 2012.

Tags:
Fonte: Aprosoja MT

Nenhum comentário