Plantio da soja no Brasil atinge 5% da área prevista, diz AgRural

Publicado em 03/10/2016 07:18

LOGO REUTERS 2.0

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja para a safra 2016/17 no Brasil alcançou 5 por cento da área estimada, ante 3 por cento no mesmo período em 2015, informou a consultoria AgRural nesta sexta-feira.

Apesar do índice acima do ano passado e do histórico de cinco anos, as chuvas abaixo da média em alguns Estados preocupam, como no Paraná, onde produtores esperam por novas precipitações , disse a consultoria.

Em Mato Grosso, principal produtor de grãos no país, que teve atraso no plantio no ano passado em razão da falta de umidade, o cenário para este ano é positivo, uma vez que o Estado tem recebido chuvas em algumas regiões.

O plantio de soja chegou a 6 por cento em Mato Grosso, ante 2 por cento no mesmo período no ano passado.

Já no Paraná, a estimativa é que o plantio alcançou 17 por cento, ante 16 por cento no mesmo período em 2015.

A AgRural também fez pequenos ajustes em relação à estimativa anterior, divulgada em 29 de julho, para a área de plantio. A estimativa ficou em 33,52 milhões de hectares, ante 33,54 milhões no relatório passado. Na colheita, estimou 100,6 milhões de toneladas, mesmo volume previsto em julho.

Segundo a consultoria, dois fatores estão pesando sobre a área de plantio da soja: o aumento da área de milho verão na região Sul do país e a dificuldade que produtores estão enfrentando para obter crédito nas regiões de fronteira, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A área do milho verão no centro-sul do Brasil deve crescer para 3,38 milhões de hectares na safra 2016/17, alta de 6,8 por cento, segundo a AgRural. Em julho a previsão era de plantio de 3,404 milhões de hectares na região.

A alta de preços no primeiro semestre levou alguns produtores a plantarem milho em áreas de originalmente destinadas à soja.

O trabalho plantio do milho verão no centro-sul alcançou 29 por cento até 29 de setembro, ante 33 por cento no mesmo período em 2015.

(Por Laís Martins)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário