Comercialização da safra de soja no MT avança em outubro

Publicado em 16/11/2016 07:35

 Com as vendas da safra spot quase no fim, neste momento, o foco do produtor tradicionalmente volta-se para a venda futura. No entanto, as negociações da safra 16/17 vinham apresentando um ritmo lateralizado nos últimos meses. Em outubro houve um avanço mensal de 8,41 p.p., sendo superior aos meses anteriores e elevando a comercialização para 36,3%.

Apesar disso, grande parte dos negó- cios ocorreram através de “troca de insumo por soja” (barter) entre produtores e trades, o que demonstra o baixo interesse do sojicultor em negociar no mercado. Nota-se uma grande distância em relação às vendas antecipadas da safra 15/16, que já estavam em 53%, e também da média das últimas cinco safras.

A justificativa está nos preços futuros, que vêm apresentando movimento de queda desde julho, e em contrapartida o custo registrou movimento oposto. Apesar dos preços internos em baixa, a consolidação de uma grande safra em MT poderá trazer novas pressões baixistas ao mercado.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário