Soja enfrenta diferentes situações na Argentina, Paraguai e Uruguai

Publicado em 02/01/2017 08:30

O desenvolvimento da soja se apresenta de forma diferente nos outros países do Mercosul, como informa o site uruguaio TodoElCampo.com.uy.

Na Argentina, o plantio poderá perder até 1 milhão de hectares. O Uruguai possui uma área de 1.103.000 hectares e o Paraguai pode chegar a um novo recorde em sua produção.

Argentina

A área de plantio de soja perderá, nesta safra, uma superfície próxima a 1 milhão de hectares, fruto da decisão dos produtores de optar pelo milho, atentos a um motivo econômico e também à necessidade de se realizar uma rotação de culturas. Atualmente, os trabalhos de plantio estão atrasados por conta do clima.

Rodolfo Rossi, presidente da Associação da Cadeia de Soja Argentina (Acsoja) disse que a próxima colheita de soja poderia produzir menor em relação ao ciclo anterior, produto da força do milho devido à retirada das taxas de exportação para o cereal.

Rossi acrescentou também que a soja terá que ser observada para que o alcance de sua produção não afete a indústria, o que pesa sobre o comércio de exterior na Argentina.

Uruguai

Para o Uruguai, a Enquete Agrícola de cultivos de verão 2016/17, realizada pela Direção de Estatísticas Agropecuárias (Diea) do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca (MGAP) estimou que a área se soja será de 1.103.000 hectares (831.000 de primeira etapa de plantio e 271.000 de segunda etapa de plantio).

O Diea faz uma estimativa menor do que a de outros analistas, que apontam uma maior área, em torno de 1,2 a 1,3 milhões de hectares.

Paraguai

O Paraguai celebra uma colheita recorde de soja que deve chegar aos 9,3 milhões de toneladas colhidas em 3.324.060 hectares, com um rendimento médio de 47 sacas por hectare, conforme a estimativa do presidente da Câmara Paraguaia de Exportadores e Comercializadores de Cereais e Oleaginosas (Capeco), José Berea.

O recorde anterior foi no período 2012/13, quando foram colhidas 8,2 milhões de toneladas.

Com informações do TodoElCampo.com.uy

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

    Creio que a média no Paraguay chegará fácil a 3.300 kgs por ha,, e a produçäo passará de dez milhöes de toneladas. Preço médio em torno de 330 dolares por tonelada, dependendo do custo (CIF) até porto de Assuncion... Media de US$ 45 menos bolsa de Chicago.

    4