Soja volta do feriado nos EUA atuando com estabilidade nesta 3ª e atenta à safra americana

Publicado em 30/05/2017 07:50

O mercado da soja na Bolsa de Chicago voltou do feriado nos Estados Unidos trabalhando com estabilidade na sessão desta terça-feira (30). Os futuros da oleaginosa perdiam, por volta das 7h20 (horário de Brasília), entre 0,75 e 2 ponto entre os contratos mais negociados. Com isso, o julho seguia atuando abaixo dos US$ 9,30 e valia US$ 9,24 por bushel. 

Os traders se mostram ainda um pouco mais na defensiva frente a uma semana cheia de novos dados que serão reportados nos próximos dias. A nova safra americana volta ao foco principal dos negócios e o mercado espera ansioso pelo novo reporte semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura do Estados Unidos) traz às 17h (horário de Brasília), após o fechamento da CBOT.

Segundo números levantados pela Labhoro, o mercado espera o plantio da soja entre 64% e 67%, contra 53% da semana anterior. Já no caso do milho, o índice esperado é de algo acima dos 90%, uma vez que nas áreas onde o plantio do cereal estava menos evoluído, o final de semana foi de condições mais favoráveis de clima, permitindo um melhor desenvolvimento da semeadura. 

O boletim traz também os primeiros números nacionais das condições das lavouras de milho do país e as expectativas são de plantações em boas ou excelentes condições na casa de 66% a 68%. A média para este período é de 72%. 

Além disso, ainda nesta terça chegam os números atualizados dos embarques semanais de grãos, também trazidos pelo USDA, durante o andamento do mercado. Em seu último relatório de embarques, divulgado no dia 22 de maio, o total da oleaginosa norte-americana já embarcada era de 50.447,843 milhões de toneladas, contra pouco mais de 43 milhões do mesmo período do ano passado.

Paralelamente, atenção ainda ao desenvolvimento do clima no Meio-Oeste americano. Os próximos dias serão de mais chuvas, apesar de mais espaçadas e menos volumosas. Os modelos climáticos europeus, como mostram as informações da corretora, trazem as possibilidades de algo entre 75 e 100 mm de chuvas em Iowa (exceto sudeste), oeste e sul do Missouri, Oklahoma, Texas, Louisiana, Arkansas, Mississippi, Alabama e Tennessee. As demais áreas têm chuvas previstas de no máximo 45 mm acumulados.

Sobre as temperaturas, as previsões seguem indicando que elas continuam mais baixas do que o normal para o período e, segundo a AgResource Brasil, esse ainda deve ser o padrão pelas próximas duas semanas. Porém, a consultoria afirma ainda que "a frente fria chegando ao leste do Cinturão nos primeiros dias de junho começa a perder forças, dando espaço para um padrão climático dentro das normalidades sazonais".

Veja como fechou o mercado interno nesta segunda-feira (29) e os pontos de atenção do mercado nesta semana:

>> Soja: Preços têm estabilidade nos portos e recuam no interior do Brasil nesta 2ª feira

>> Soja retoma negócios em Chicago focada no clima e novos números do USDA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário