Soja: Mercado em leve queda, depois das altas de quarta e quinta, por Miguel Biegai da OTCex Group

Publicado em 15/09/2017 08:19
552 exibições

mini LOGO OTCex

Bom dia. Os contratos futuros de soja na Bolsa de Chicago operam em ligeira queda nesta sexta  (15/09). O contrato de novembro está com trabalhando com 3 centavos de baixa a US$ 973 centavos por bushel. Movimentação bem calma, com um pouco menos de 11 mil contratos negociados no vencimento novembro/17. O mercado está com jeito de correção técnica, típica de sexta-feira.

Depois de um relatório baixista na terça-feira, dia 12/09, a Bolsa de Chicago veio com consideráveis altas na quarta e quinta-feira subsequentes. O motivo é a forte demanda e as preocupações com o clima para a América do Sul. O relatório de exportações semanais apontou vendas de 1,612 milhão de toneladas para a safra 17/18. Ou seja, os sinais de consumo muito, mas muito aquecido mesmo, continuam sendo emitidos pelos compradores, notadamente asiáticos. 

Mas nem só de demanda vive o mercado. Como as preocupações climáticas com a safra norte-americana praticamente acabaram,  agora é o clima da América do Sul que vai se adonando das atenções. Com o fim do período do vazio sanitário no Brasil, os operadores se debruçam sobre os mapas climáticos para a região. O NOAA já aumentou a chance de La Nina de 30% para 60% e, historicamente La Nina prejudica a produção de soja em várias regiões do Brasil.

Graficamente, a resistência nos 977 no contrato de novembro, que comentamos ontem, foi atingida, e respeitada. O mercado vai precisar de um pouco mais de noticias altistas para rompê-la ainda nessa semana. 
Estou em Palmeira das Missões RS- ministrando curso de Proteção de Preços de Soja para os produtores da região até o final dessa semana. Há turmas abertas para a cidade de Carazinho nos dias 25 a 28 de setembro, e darei uma palestra no dia 29 em Getúlio Vargas.

Há outras turmas sendo montadas para o início de outubro, também no RS. 

Gráfico Miguel Biegai
 

Fonte: OTCex Group Genebra

Nenhum comentário