Argentina: diminuição de área para a safra de verão pode chegar até 50% em áreas afetadas por excessos hídricos

Publicado em 18/09/2017 09:25

LOGO nalogo

Segundo um boletim técnico do Grupo Agros realizado para o jornal La Nación, a quantidade de hectares afetados pelos excessos hídricos na província argentina de La Pampa é de, aproximadamente, 1.500.000, com algumas províncias chegando a um estado de dano de 60%, aproximadamente.

Para Buenos Aires, o dano é de 80% em áreas como General Villegas e Florentino Ameghino, enquanto há províncias com 30% a 40% de dano e outras, como Daireaux e Henderson, que superam os 45% a 50% de áreas afetadas.

O maior inconveniente, segundo o boletim, não são apenas as chuvas, mas as águas que vêm de províncias ao norte como Córdoba e Santa Fe, o que vem gerando conflitos interprovinciais e entre partidos.

Os técnicos prevêm um forte recorte da área para a safra de verão nas áreas afetadas. A perspectiva é de uma redução da área de plantio de 50% em La Pampa e de 30% a 40% em Buenos Aires, dependendo do partido.

Como dado positivo, eles sinalizam que a temperatura média ajuda essas áreas a terem uma evaporação constante de 10% diários.

Uma alternativa que os produtores possuem, segundo o Agros, é atrasar o plantio do milho.

O La Nación lembra também que um boletim da Câmara Empresarial de Distribuidores de Agroquímicos, Sementes e demais insumos (Cedasaba) destacou uma queda de 30% na venda de insumos para o mês de agosto, com produtores preocupados optando por não se arriscar em compras antecipadas.

 

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário