Chuvas chegaram "no tempo certo" para soja e milho do Uruguai
Ainda que a situação não fosse crítica, as chuvas trouxeram alívio para os cultivos de soja e milho do Uruguai. Não estava faltando mais água do que nos outros anos, mas as áreas vinham sofrendo bastante.
"Os cultivos de soja estão muito bem implantados e com bom desenvolvimento", assegurou ao El País Rural o engenheiro agrônomo Marcos Carrera, responsável por Assuntos Corporativos da Monsanto. Para Carrera, as chuvas chegaram no tempo certo, por mais que não houvesse nenhuma crise do ponto de vista do déficit hídrico.
O período crítico na soja depende muito dos ciclos do cultivo e da época de plantio. No caso do milho, se os cultivos de primeira etapa não tivessem recebido as chuvas de meados de dezembro de 2017, estariam enfrentando sérios problemas, já que o rendimento seria comprometido.
Carrera disse que hoje o milho "está bom e enchendo grãos" e a expectativa dos produtores está centrada em ver quais rendimentos irão obter com essa safra de verão. "Se as chuvas seguirem acompanhando, vai ser um bom ano", agregou Carrera.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto