Argentina: chuvas desta quarta (17) trouxeram alívio para cultivos em Córdoba

Publicado em 18/01/2018 08:29

As chuvas recebidas nesta quarta-feira (17) pela província de Córdoba, na Argentina, somadas às chuvas do final de semana, trouxeram alívio para os cultivos locais. Silvina Fiant, técnica da Bolsa de Cereais cordobesa, afirmou ao La Nación que havia uma seca significativa que afetava a quase todo o território, de forma que o aporte de umidade foi fundamental.

Segundo dados das estações da entidade, até às 12h (horário de Córdoba) de ontem caíram até 47,8mm em Río Cuarto, 45mm em Marcos Juárez, 40,8 em Unión, 40,6mm em Juárez Celman, 39mm em Roque Sáenz Peña e 36mm em Marcos Juárez.

No norte - a zona mais afetada pela seca - as chuvas foram menores, por volta dos 10mm. A Bolsa havia dito que as chuvas destes dias seriam "cruciais" para determinar rendimentos e concluir o plantio.

Fiant estimou que com estas chuvas o plantio de milho que vinha atrasado deve ser concluído. Para esta safra, estimam-se 2.393.800 hectares do cereal na província. Os volumes também devem influenciar em uma melhora no rendimento.

Havia produtores que estavam aguardando por datas tardias para o plantio (33% da área foi de plantios precoces), condicionados pela seca.

A soja, por sua vez, está mais adiantada. A superfície para esta safra deve ser de 4,1 milhões de hectares, 3% a menos do que no ano passado.

Ao todo, os 93% de hectares que já estão plantados registram um estado geral "bom". Fiant adicionou ainda que as áreas que ficaram sem soja podem receber milho.

O sul de Córdoba também recebeu tempestades de granizo ontem. Leia mais aqui no Notícias Agrícolas.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário