Safra de verão pode ter perda econômica de mais de US$4 bi na Argentina, diz entidade

Publicado em 21/02/2018 15:57

LOGO nalogo

Segundo um boletim da Confederações Rurais Argentinas (CRA), a seca na Argentina irá resultar em uma perda de 87 bilhões de pesos argentinos, ou 4,3 bilhões de dólares, para a safra de verão do país. O cálculo foi realizado tendo em conta a queda nos rendimentos esperados e as áreas plantadas que foram perdidas, mas sem contemplar o efeito na qualidade dos grãos.

Para a CRA, a situação de escassez hídrica é similar à de 2009, já que afeta quase que a totalidade da região dos Pampas. Em algumas zonas da região núcleo afirmam que esta é a pior seca dos últimos 70 anos.

65% da área núcleo agrícola está com cultivos em condições de ruim a regular. "O milho plantado mais cedo é o mais prejudicado, seguido pelo milho de segunda etapa, pela soja de segunda etapa, pela soja de primeira etapa e pelo girassol", afirma o boletim.

Matías Lestani, do Departamento de Economia da CRA, disse ao La Nación que o golpe econômico já começa a ser sentido no interior do país, onde a venda de insumos e sementes para o milho de segunda etapa e a soja de segunda etapa caiu, frente à complexidade da situação.

"O dano crítico já foi feito: se não chover nos próximos dias, o número das perdas irá aumentar", atestou Lestani.

O boletim recorda que, a meados de setembro do ano passado, quando estavam sendo postas as previsões de que o La Niña mostraria seu impacto no outono de 2018, não se esperava que esse impacto fosse tão contundente. A rigor, os registros de chuvas mais escassas começaram em novembro de 2017.

Tradução: Izadora Pimenta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
La Nación

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário