Soja intensifica baixas em Chicago e ainda reflete maiores estoques e corte nas exportações dos EUA

Publicado em 09/03/2018 13:13

LOGO nalogo

Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago intensificaram suas baixas na sessão desta sexta-feira (9) e, por volta de 12h50 (horário de Brasília), variavam entre 14,25 e 15,50 pontos. Dessa forma, o maio/18 já valia US$ 10,49 por bushel. 
 
O mercado internacional, segundo explicam analistas e consultores, reflete agora com mais intensidades aos últimos números do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) atualizados nesta quinta-feira (8) em seu reporte mensal de oferta e demanda. 

Os estoques finais americanos subiram e passaram am 15,1 milhões de toneladas, contra 14,42 milhões do boletim do mês passado. O mercado esperava uma média de 14,4 milhões, com um intervalo de 13,01 a 16,06 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, as exportações recuaram e passaram de 57,15 para 56,2 milhões de toneladas. 

"Estes números ficaram na contramão das expectativas. Em razão da forte quebra da Argentina, seria mais condizente esperar por aumento das exportações e certo corte dos estoques dos EUA", explica o economista e analista de mercado Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais.

Mas também pesam sobre as cotações as notícias do aumento das tarifas  dos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio determinadas pelo presidente Donald Trumpna tarde desta quinta-feira, já que poderá haver retaliações impactando no mercado de commodities agrícolas, principalmente no comécio de soja China x EUA.

Na outra ponta, onde os fundamentos ainda são altistas para o mercado, estão as previsões de continuidade da seca na Argentina. Ontem, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires cortou sua estimativa para 42 milhões de toneladas e indica que novos cortes podem chegar nos próximos dias. 

"A seca argentina, já consolidada, colocou grande parte dos bastidores de Chicago já na espera de grande redução nas estimativas para o país", diz a AgResource Mercosul. E os próximos cinco dias ainda mostram poucas chuvas chegando ao país, com volumes que seguem limitados e muito localizados. 

De acordo com previsões atualizadas do Serviço Meterológico Nacional (SMN) da Argentina, regime de chuvas seguirá abaixo do normal até maio e a área que sofre com a seca mais severa neste momento não deve receber chuvas significativas até a próxima semana. 

Leia mais:

>> Argentina: região afetada pela seca não deve receber chuvas significativas até a próxima semana

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Andre Luis Mariani

    Sim, ai não daria para continuar a CBOT precificando o mercado internacional !

    0
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      A CBOT é conservadora, mas é séria !

      13
    • Virgilio Andrade Moreira Guaira - PR

      E onde anda a bolsa Sul Americana ??

      0
  • Andre Luis Mariani

    A Bolsa de cereais de Buenos Aires solta uma estimativa de 42 mi de toneladas de soja com perspectiva de baixa, o USDA solta (quase que em simultâneo) 47 milhões de toneladas..., até eles mentirem no quanto exportaram, tudo bem, mais querer minimizar a quebra da Argentina, ai já é muita cara de pau..., Trump deve estar ordenando os fakes para tumultuar o mercado, vai ver querem comprar ! O duro é que o mundo ainda acredita !

    0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Soja cai porque a China ameaça sobretaxar a soja americana, em retaliação à sobretaxa que o Trump colocou sobre o aço chinês. Terrível para os americanos. Como a bolsa é lá , logicamente reflete a condição de lá. Vejam só que anomalia... Mas para nós será bom, pois virão aqui buscar mais soja.... Quem sabe agora descubram onde estão aquelas 95 mi de toneladas de estoque que o USDA fala que tem.

      0
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Como sobretaxar a soja se necessitam de 105 mt este ano???. Certamente, se a lista de importação da China tiver 1.000 itens a soja seria a última opcão, ou nem seria considerada...

      0