Produtores uruguaios devem apostar em safra de inverno para compensar perdas na soja

Com os rendimentos escassos que algumas áreas de soja irão obter no Uruguai, especialmente no litoral do país, os produtores estão pensando em aumentar as áreas de cultivos de inverno para a próxima safra.
"Ao contrário de outros anos nos quais os produtores apostavam totalmente na soja e praticamente não se falava em safra de inverno, as coisas mudaram. Hoje, há um pouco de necessidade de voltar para a safra de inverno para não ter de esperar um ano para recuperar essa safra ruim", explicou Luis Sinal, gerente da Copagrán Paysandú, ao jornal El País.
Sinal reconheceu que "os cultivos de soja se recuperaram graças às últimas chuvas", mas que as únicas áreas que conseguirão obter uma melhora no rendimento são aquelas que ainda possuem tempo para ter um bom enchimento de grãos. O rendimento já perdido, por sua vez, não se recupera.
Há áreas que estão apontando para rendimentos muito baixos, por volta de 1000kg por hectare, enquanto outras possuem potenciais melhores, acima de 2000kg por hectare. A soja de primeira etapa é a mais afetada, com rendimentos abaixo dos 1000kg por hectare sendo confirmados. "A aposta é que, quando a colheita começar de vez, em 15 a 20 dias, os rendimentos possam subir", explicou Sinal.
Com informações do Rurales El País
0 comentário
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
USDA informa mais uma venda de soja nesta 5ª (18), enquanto China segue realizando novos leilões
Cepea/Abiove: Avanço da agroindústria gera nova revisão positiva no PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º tri
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários