Governo argentino ainda não se arrisca a divulgar dados oficiais sobre a seca

Publicado em 02/04/2018 09:24

LOGO nalogo

Enquanto o setor privado divulga seus números, o Ministério da Agroindústria da Argentina ainda não soltou uma estimativa oficial sobre as perdas em função da seca neste país. Em seu último boletim mensal, divulgado no último 22 de março, não houveram dados novos a serem conhecidos.

Não é a primeira vez que isso ocorre. Na safra passada, para a mesma época, tampouco haviam sido publicados números das colheitas de soja e milho. O La Nación perguntou ao secretário de Agricultura nacional, Guillermo Bernaudo, sobre a falta dessas previsões, que respondeu: "estamos demorando porque há muita variabilidade nas zonas e no tamanho do grão", fatores que, segundo ele, influenciam nos resultados para as estimativas. "Estamos esperando números mais precisos", acrescentou.

Bernaudo divulgou, ainda, que uma primeira estimativa será feita na terceira quinta-feira de abril (19), com o próximo informe mensal. Mas o funcionário ainda não aposta em um número concreto, embora reconheça que a soja deva estar 20% abaixo dos números iniciais, enquanto os lotes de milho plantados mais tarde devem ter a queda mais expressiva.

Sobre as estimativas do setor privado, ele sinalizou: "eles podem fazer isso porque são atores do mercado, parte do sistema" e que isso "não é uma crítica", mas as projeções privadas são feitas com "menos precisão".

Com informações do La Nación

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Izadora Pimenta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário