Emater-PR encontra cinco focos com esporos de ferrugem asiática no estado

Publicado em 02/11/2018 12:10 e atualizado em 02/11/2018 17:33
1856 exibições

LOGO nalogo

O sistema GeoEmater da Emater-PR detectou cinco focos com esporos de ferrugem asiática da soja no estado. Eles foram registrados nas cidades Terra Roxa (PR), Iporã (PR), Nova Santa Rosa (PR),  Marechal Cândido Rondon (PR) e Guaíra (PR). O site foi atualizado recentemente com dados de 113 coletores.

A Emater-PR utiliza há várias safras o modelo de coletor de esporos, idealizado por Seiji Igarashi, no qual há uma lâmina com fita adesiva dupla face que facilita a adesão dos esporos. Assim, o manejo das lavouras pode ser auxiliado com esses dados fornecidos.

Sistema GeoEmater da Emater-PR detectou cinco esporos de ferrugem asiática da soja no estado

"O objetivo é detectar a chegada do fungo à lavoura, e orientar o produtor sobre a necessidade ou não de realizar a aplicação de fungicida para controle da doença", explica a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja.

Segundo a pesquisador, enquanto a média de aplicação de fungicidas no Paraná foi de 2,4 na safra 2016-17, nas propriedades assistidas (URs) em que as informações do coletor foram utilizadas, a média foi 1,5 pulverizações e sem diferença de produtividade.

A ferrugem é a principal doença da cultura da soja no Brasil e promove desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e por consequência, queda na produtividade.

A condição mais úmida na região Sul do Brasil tem impactado o plantio da safra de verão de soja do Paraná nos últimos dias. Segundo o Deral (Departamento de Economia Rural) do estado paranaense, os trabalhos no campo do estado estão em cerca de 65% da área. No ano passado, o plantio da oleaginosa estava em 73%.

Primeiro foco de ferrugem em Marechal Cândido Rondon (PR) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Primeiro foco de ferrugem em Marechal Cândido Rondon (PR) - Foto: Reprodução/Redes Sociais​

Primeiro foco de ferrugem em Marechal Cândido Rondon (PR) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Primeiro foco de ferrugem em Marechal Cândido Rondon (PR) - Foto: Reprodução/Redes Sociais​

Tags:
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário