Plantio de soja 2018/19 no Brasil chega a 71%, em ritmo recorde, diz AgRural

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio da safra de soja 2018/19 no Brasil chegou a 71 por cento da área nesta semana, um aumento de 11 pontos percentuais ante a semana passada e acima dos 57 por cento de um ano atrás, mantendo-se como o mais rápido da história, informou a AgRural nesta sexta-feira.
Mato Grosso, maior produtor nacional, lidera os trabalho com 96 por cento de sua área já semeada, registrando também ritmo recorde, ante 79 por cento no ano passado, segundo a consultoria, acrescentando que o tempo permanece favorável ao plantio e que as lavouras estão se desenvolvendo bem.
Outro destaque feito no relatório semanal da AgRural é o avanço da semeadura no Rio Grande do Sul, que atingiu 39 por cento da área, mas que pode apresentar necessidade de replantio em alguns pontos.
"As chuvas deram uma trégua e permitiram o avanço das máquinas, mas a umidade alta herdada da semana passada tem resultado em tombamento e pode haver replantio", disse a consultoria.
MILHO
A semeadura da primeira safra de milho 2018/19 na região centro-sul do Brasil alcançou 82 por cento da área, alta de 17 pontos percentuais na semana e à frente dos 55 por cento há um ano atrás e dos 63 por cento na média de cinco anos.
No Sul do país, o único Estado que ainda está plantando é o Paraná, segundo maior produtor, disse a AgRural.
(Por Isabel Marchenta)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto