Herbicida usado em lavouras de soja afeta a produção de parreiras no RS

Publicado em 10/12/2018 07:43
Agrotóxico é levado pelo vento. A contaminação, confirmada por laudos da Secretaria de Agricultura do Estado, atinge mais de 1500 hectares.

Um herbicida usado em lavouras de soja para controlar plantas daninhas, chamado 2,4D, tem prejudicado as plantações de uva no Rio Grande do Sul. Resultados de 29 de 30 laudos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) confirmam a contaminação das parreiras, que ficam com folhas retorcidas, têm crescimento descontrolado e apresentam problemas para amadurecer.

O agrotóxico, que é transportado pelo vento depois da pulverização nos campos de soja, afeta uma área de mais de 1500 hectares espalhados pelo estado. Como o veneno é volátil, podendo ir 50 quilômetros ou mais de distância de onde foi usado, é difícil identificar qual vizinho é responsável pela aplicação.

Em uma propriedade da cidade de Candiota, 80 mil quilos deixaram de ser colhidos na última safra, o que representa um prejuízo de mais de R$ 500 mil reais. Por causa da contaminação, produtores esperam uma redução de 30% na próxima safra.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário