Argentina colherá 28% a mais de soja e milho do que na safra anterior, diz Governo
A Secretaria de Agroindústria da Argentina lançou um novo monitor de indicadores agrícolas, de caráter mensal, a fim de difundir informação oficial resumida das principais variáveis do mercado: desde os dados de plantio e colheita até o preço dos grãos.
"O monitor oferece uma rápida visualização de variáveis críticas para a conjuntura produtiva e de mercado, como algumas estruturais da agricultura, que permitem seguir a evolução da atividade", manifestou o subsecretário de Agricultura, Luis Urriza.
O primeiro monitor, com dados correspondentes ao final de janeiro, permite ver que a Agroindústria mantém uma projeção de colheita recorde de 140 milhões de toneladas, apoiada em uma produção de trigo que foi a máxima da história (19,3 milhões de toneladas) e em uma forte recuperação da soja e do milho.
Precisamente, o dado distintivo é que, segundo o Governo, entre ambos os cultivos (soja e milho) foram plantados 26,9 milhões de hectares nesta safra (a Agroindústria considera o milho destinado para autoconsumo e forragem), 600 mil ou 2,3% a mais do que os 26,3 milhões de hectares do ciclo anterior.
A avaliação oficial é que 91% das áreas de milho e 88% das áreas de soja estão entre bom e muito bom estado, de forma que a estimativa de produção para ambos os produtos é de 104 milhões de toneladas, 28% a mais do que as 81,1 milhões de toneladas do ano anterior.
O Governo espera 54,3 milhões de toneladas de soja (44% a mais do que na safra anterior) e 49,7 milhões de toneladas de milho (35% a mais)
Tradução: Izadora Pimenta
1 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
marlon paniagua SAO PAULO - SP
Como é que o governo argentino estima que safra de soja será de 54,3 mmt se o proprio titulo anuncia que será 28% maior . Partindo que a safra 2107/18 foi de 37 mmt, estamos falando de 47,3 mt e nao 54,3 mmt