CESB lança livro sobre os 10 anos da produtividade de soja no Brasil

Publicado em 07/03/2019 11:27
Comitê ajudou os produtores a atingirem recordes de produção no período

Para celebrar os seus dez anos de história, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) lança o livro comemorativo Soja: Quebrando Recordes. A publicação traz um panorama das conquistas da instituição ao longo dessa década, colaborando para o alcance de grandes picos de produção do grão no Brasil. A versão digital do livro está disponível para ser baixada no site do CESB.

A publicação comemorativa demonstra os resultados obtidos pelo Comitê desde sua criação, em 2008, revelando que os sojicultores conseguiram ultrapassar a média nacional e atingir recordes de produção. Isso foi alcançado, principalmente, pelo Desafio Nacional de Máxima Produtividade, que premia anualmente os maiores produtores de soja do País.

A produtividade média dos primeiros colocados das áreas avaliadas nesse período variou de 77,8 a 109,4 sacas por hectare (ha), com taxa de crescimento anual de aproximadamente 4,9%. Enquanto que a média nacional, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentou variação de 43,8 a 56 sacas/ha, crescendo ano a ano aproximadamente 3,5%. “Esses dados demonstram o potencial produtivo da cultura da soja e estão em consonância com os trabalhos do CESB, que se aliam à força e coragem dos produtores, para fazer com que o Brasil se fortaleça ainda mais mundialmente nesse setor. A ciência e tecnologia são colocadas a favor dos produtores, que trazem esses resultados fantásticos para o agronegócio brasileiro”, afirma Nery Ribas, presidente do CESB.

O Brasil hoje caminha para ser o maior produtor de soja mundial, muito estimulado por grandes conquistas que os produtores brasileiros vêm alcançando, com maiores estímulos e aplicação de tecnologias de alta produtividade em suas propriedades. Nesses dez anos o CESB participou efetivamente para favorecer esse cenário, com ações que visam uma maior rentabilidade do sistema produtivo, com o aproveitamento racional, sustentável e eficiente dos recursos naturais.

Toda essa história é retratada na publicação, desde a chegada da oleaginosa no País, que se tornou um fenômeno agrícola no século 20, até os dias de hoje, quando o Brasil divide com os Estados Unidos o posto de maior produtor de soja do mundo. Segundo dados da Conab, 59% das áreas de cultivo de grãos no Brasil estão ocupadas por plantações da oleaginosa. Dados da Conab sobre a média de produção demonstram o cenário de crescimento da cultura da soja no País: na safra de 2008/2009, a média era de 43,8 sacas/ha, em 2017/2018, esse número saltou para 55 sacas/ha.

Os trabalhos de incentivo da produção do grão do CESB têm por objetivo criar um ambiente nacional e regional que estimule os sojicultores e consultores técnicos a desafiar os seus conhecimentos, resultando no aumento sustentável da produtividade de soja. Os integrantes do Comitê estão sempre buscando por novas formas de auxiliar os sojicultores nesse sentido, como a criação do Desafio, que foi baseado num concurso realizado pela American Soybean Association (ASA), entidade que representa todos os produtores de soja dos Estados Unidos. O intuito da premiação seria fazer com que o produtor utilize as suas áreas de cultivo como um espaço de pesquisa para colocar em prática novas formas de produção, utilizando tecnologias inovadoras para garantir o máximo potencial daquela área. Ou seja, produzir mais sem precisar encontrar novos terrenos de cultivo, estimulando, assim, uma produção sustentável sem provocar desmatamentos. E tudo isso sempre com acompanhamento, avaliação e auditagem de técnicos do CESB.

O livro traz ainda artigos assinados por representantes de grandes instituições relacionadas à agricultura, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de grandes empresas do setor. “A obra é um retrato da história da soja no Brasil, contendo relatos de como essa cultura foi bem adaptada e hoje se mostra como uma das maiores forças da agricultura brasileira. E o CESB demonstra o seu compromisso em garantir que esse cenário se mantenha em crescimento, fomentando essa cultura agrícola no País”, declara Luiz Antonio da Silva, diretor executivo do Comitê.

Para fazer o download da versão digital, é só acessar o link: https://www.cesbrasil.org.br/soja-quebrando-recordes.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CESB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário