Publicidade

Enchentes seguem castigando importantes regiões produtoras do EUA

Publicado em 25/03/2019 09:37 10100 exibições

Enchentes nos EUA - Março 2019

LOGO nalogo

Previsões do Serviço Nacional de Clima dos EUA mostram que mais enchentes deverão ocorrer nas próximas semanas nos Estados Unidos, ainda castigando a região Meio-Oeste. E os produtores rurais locais continuam sem condições de contabilizar seus prejuízos ou se preparar para dar início aos trabalhos de campo da safra 2019/20 que já deveriam ter sido iniciados em alguns locais. 

Os estados de Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul e do Kansas são alguns dos mais afetados neste momento, uma vez que, além das chuvas intensas, o derretimento das camadas de gelo que ainda eram observadas em alguns locais começa a acontecer e aumenta o volume de água nesses pontos. 

Enchentes nos EUA - Março 2019

Como explica o meteorologista da NWS’s Weather Prediction Center, David Roth, à Reuters Internacional, as temperaturas um pouco mais altas agora começam a promover esse derretimento, resultando em grandes blocos de gelo descendo pelos rios, intensificando as enchentes. 

O mapa abaixo, do NOAA, mostra a previsão para a primavera nos EUA, de março a maio, com os risco de inundações. O azul claro indica as cheias moderadas, o médio as de média intensidade e o azul mais escuro, as enchentes mais fortes. 

NOAA inundações na primavera

"E toda essa água vai continuar descendo, chegando ao Missouri em algumas semanas, e possivelmente a Kansas City no meio de abril", diz Roth. 

Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019

Como explicam especialistas internacionais, as cheias no Meio-Oeste americano foram iniciadas na semana passada depois da chegada de chuvas torrenciais depois de um "bomb cyclone" e alcançaram centenas de quilômetros. E essa extensão, que já estava coberta pela neve em fase de começo de derretimento, acabou sendo duramente castigada. 

O maior fluxo de água foi registrado riou Missouri abaixo, o mais extenso dos EUA, e causou a morte de pelo menos quatro pessoas, afogou muitos rebanhos e planteis, além de destruir centenas de estradas. Somente nos estados de Nebraska e Iowa, as perdas estão estimadas em US$ 3 bilhões, de acordo com a Reuters Internacional. 

Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019Enchentes nos EUA - Março 2019

Grande parte das Planícies e do Meio-Oeste começam a semana com alguma tranquilidade momentânea, com as chuvas e tempestades se dirigindo para o Delta e as regiões mais baixas do rio Ohio. No entanto, as precipitações voltam ao corredor entre a I-70 e a I-80, entre Omaha e Toledo, no final da próxima semana.

O mapa abaixo mostra chuvas intensas nessas regiões no período de 25 de março a 1º de abril.

Publicidade

Mapa de chuvas EUA - 5 dias - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA

 

As previsões para mais adiante - nos períodos de 6 a 10 e 8 a 14 dias - mostram que no centro do Corn Belt umidade é ligeiramente menor neste momento, mas que as as áreas mais ao sul seguem bastante úmidas ainda. 

Segundo mostram os mapas do NOAA - o serviço oficial de clima dos EUA - as temperaturas nos intervalo de 6 a 10 dias têm maior probabilidade de ficarem abaixo da normalidade para o período, enquanto as chuvas podem ficar ligeiramente acima da média. Os mapas abaixo ilustram as previsões. 

NOAA 6 a 10 dias

Previsão de temperaturas nos EUA para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

NOAA 6 a 10 dias

Previsão de chuvas nos EUA para os próximos 6 a 10 dias - Fonte: NOAA

"Enquanto os traders especulam sobre as previsões de área de plantio da safra 2019/20 que o USDA traz nesta sexta-feira (29), junto dos números dos estoques trimestrais de grãos, os produtores se perguntam quando os campos secarão", diz o analista sênior do portal Farm Futures, Bryce Knorr. 

Já nos mapas acima, a situação se mostra bastante semelhante, com mudanças apenas para as temperaturas, que poderiam se mostrar mais dentro da média para o período, ainda segundo o NOAA. 

NOAA 8 a 14 dias

Previsão de temperaturas nos EUA para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

NOAA 8 a 14 dias

Previsão de chuvas nos EUA para os próximos 8 a 14 dias - Fonte: NOAA

Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos Eduardo Senju Araguari - MG

    E.... com toda soja armazenada perdida com as enchentes, o preço não sobe!

    0
    • Carla Mendes Campinas - SP

      Verdade, Sr,. Carlos! Analistas e consultores seguem tentando entender quais serão os impactos disso tudo para os preços.

      0
    • Gustavo Vieira Primavera do Leste - MT

      ..paciência ... porque vai subir.

      3
    • Danilo Pianezzola Anta Gorda - RS

      Acredito que não vai demorar para vermos um limite de alta em Chicago....depois da virada do mês, a situação terá que se definir quanto ao plantio americano.

      2
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Com um estoque mundial de soja acima dia 100 milhões de toneladas esse precinho vai ficar infelizmente por bastante tempo. </p><p>Precisa de uma catástrofe para que os preços mudem de patamar.

      1
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Arlindo... Certissimo...quem aumentaria o preço diante de soja sobrando....só os políticos e corruptos brasileiros...ate que enfim acordaram para os estoques altissimos

      5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O preço do soja pode aumentar ou baixar... ... Com um fato novo...

      1