Soja: Vendas semanais dos EUA ficam dentro do esperado e país vende mais para China

Nesta quinta-feira (25), foram reportados os novos números das vendas semanais para exportações dos EUA e os dados da soja ficaram dentro das expectativas do mercado. Na semana encerrada em 18 de abril, o país vendeu 596,3 mil toneladas da safra 2018/19, enquanto os traders esperavam algo entre 300 mil e 750 mil toneladas. O volume aumentou 57% em relação à semana anteior, mas ainda é 15% mais baixo do que o da média das últimas quatro semanas. Do total, a China respondeu por pouco mais de 212 mil toneladas.
Ainda assim, o total das vendas semanais norte-americanas em todo o ano comercial somam 44.887,3 milhões de toneladas, quase 10 milhões a menos do que no mesmo período do ano passado, quando o total era de 54.354,1 milhões. O USDA estima que as vendas todas desta temporada, que termina em 31 de agosto, somem 51,03 milhões de toneladas.
A guerra comercial instalada entre China e Estados Unidos há mais de um ano limitou severamente a demanda do maior comprador mundial no mercado americano e o programa de exportações do EUA segue bastante atrasado. Ainda assim, como sinalizações de boa vontade por parte dos chineses, a nação asiática ainda faz algumas compras de soja dos Estados Unidos.
De acordo com dados da Adminitsração Geral das Alfândegas divulgados nesta quinta, em março as importações de soja da China nos EUA aumentaram em relação ao mês anterior. Esses volumes referem-se a carregamentos comprometidos durante o período de trégua firmado entre os dois países em meio à disputa.
No mês passado, as compras da nação asiática no mercado norte-americano foram de 1,51 milhão de toneladas, contra 97,754 mil de fevereiro. Ainda assim, esse total é a metade do que era observado há um ano.
As importações chinesas de soja foram de 4,92 milhões de toneladas em março, e o Brasil continua sendo seu principal fornecedor.
Milho
As vendas semanais de milho dos EUA fecharam a última semana com 779,9 mil toneladas, também dentro das expectativas do mercado que variavam de 600 mil a 1,1 milhão de toneladas. O Japão foi o maior comprador do cereal norte-americano na semana em questão.
Em todo o ano comercial, as vendas americanas de milho já somam 45.470,8 milhões de toneladas, abaixo do mesmo período do ano passado, quando o total comprometido era de 49.916,0 milhões. O USDA projeta as exportações do grão dos EUA em 58,42 milhões até 31 de agosto.
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto