Soja: Vendas semanais dos EUA ficam dentro do esperado e país vende mais para China

Publicado em 25/04/2019 10:28
Mesmo com essa melhora, números ainda são bem menores do que os da temporada anterior

LOGO nalogo

Nesta quinta-feira (25), foram reportados os novos números das vendas semanais para exportações dos EUA e os dados da soja ficaram dentro das expectativas do mercado. Na semana encerrada em 18 de abril, o país vendeu 596,3 mil toneladas da safra 2018/19, enquanto os traders esperavam algo entre 300 mil e 750 mil toneladas. O volume aumentou 57% em relação à semana anteior, mas ainda é 15% mais baixo do que o da média das últimas quatro semanas. Do total, a China respondeu por pouco mais de 212 mil toneladas. 

Ainda assim, o total das vendas semanais norte-americanas em todo o ano comercial somam 44.887,3 milhões de toneladas, quase 10 milhões a menos do que no mesmo período do ano passado, quando o total era de 54.354,1 milhões. O USDA estima que as vendas todas desta temporada, que termina em 31 de agosto, somem 51,03 milhões de toneladas. 

A guerra comercial instalada entre China e Estados Unidos há mais de um ano limitou severamente a demanda do maior comprador mundial no mercado americano e o programa de exportações do EUA segue bastante atrasado. Ainda assim, como sinalizações de boa vontade por parte dos chineses, a nação asiática ainda faz algumas compras de soja dos Estados Unidos. 

De acordo com dados da Adminitsração Geral das Alfândegas divulgados nesta quinta, em março as importações de soja da China nos EUA aumentaram em relação ao mês anterior. Esses volumes referem-se a carregamentos comprometidos durante o período de trégua firmado entre os dois países em meio à disputa. 

No mês passado, as compras da nação asiática no mercado norte-americano foram de 1,51 milhão de toneladas, contra 97,754 mil de fevereiro. Ainda assim, esse total é a metade do que era observado há um ano. 

As importações chinesas de soja foram de 4,92 milhões de toneladas em março, e o Brasil continua sendo seu principal fornecedor. 

Milho

As vendas semanais de milho dos EUA fecharam a última semana com 779,9 mil toneladas, também dentro das expectativas do mercado que variavam de 600 mil a 1,1 milhão de toneladas. O Japão foi o maior comprador do cereal norte-americano na semana em questão. 

Em todo o ano comercial, as vendas americanas de milho já somam 45.470,8 milhões de toneladas, abaixo do mesmo período do ano passado, quando o total comprometido era de 49.916,0 milhões. O USDA projeta as exportações do grão dos EUA em 58,42 milhões até 31 de agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário