Plantio de soja 19/20 no PR vai a 33% da área, diz Deral; colheita de trigo avança

O plantio de soja da safra 2019/20 no Paraná atingiu até segunda-feira 33% da área estimada, avanço de 11 pontos percentuais em relação à semana anterior, informou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural do Estado (Deral).
O ritmo da semeadura segue atrasado na comparação com igual período da safra anterior, quando 47% da área prevista já havia sido plantada.
Na véspera, a consultoria AgRural informou que o ritmo de plantio no Estado, um dos maiores produtores de soja do Brasil, está bem atrás da média de cinco anos para o período, já que algumas chuvas que estavam previstas não se confirmaram.
No ano passado, ao contrário, o tempo foi benéfico no início dos trabalhos de campo.
Ainda segundo o Deral, o plantio de milho da safra de verão, com trabalhos mais próximos dos observados no ano passado, avançou na semana para 80% da área prevista, versus 69% na semana anterior e 85% na mesma época de 2018.
O Estado também avança com a colheita de trigo da safra 2018/19, registrando trabalhos concluídos em 79% da área prevista, leve alta de 3 pontos percentuais ante a semana passada. O Deral vê 73% de condição boa para o cereal no Paraná, maior produtor de trigo do Brasil.
(Por Gabriel Araujo)
0 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto