Soja começa nova semana em alta na Bolsa de Chicago de olho nas relações China x EUA

Os preços da soja sobem na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (9). Os futuros da oleaginosa, por voltade 8h40 (horário de Brasília), subiam entre 3 e 3,75 pontos, levando o janeiro a US$ 8,92 e o março/20 a US$ 9,07 por bushel.
O mercado segue focado na notícia de que a China irá elevar tarifações sobre cotas de soja e carne de porco dos EUA, podendo voltar a fazer boas compras no mercado norte-americano e contribuindo para o bom andamento das cotações.
"Após comportamento positivo na semana passada, traders atentos para ver se essa tendência possa ser mantida. Mais uma vez, muito vai depender dos rumores sobre a guerra comercial EUA x China. A expectativa é que algo deve ser anunciado até o dia 15 de dezembro", explica Steve Cachia, consultor da Cerealpar e da AgroCulte.
O dia 15 é quando podem entrar em vigor tarifas mais altas dos EUA sobre produtos da China caso um acordo, ou ao menos parte dele, seja firmado até lá.
Ainda nesta semana, o mercado espera pelo novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O reporte será divulgado nesta terça-feira, dia 10.
Nesta segunda, os traders esperam ainda pelo boletim semanal de embarque de grãos norte-americano, bem como o de acompanhamento de safras, ambos pelo USDA, que pode mostrar a colheita da soja concluída no país.
Veja como fechou o mercado na última semana:
>> Soja em Chicago sobe mais de 1% na semana e ajuda manutenção de preços e negócios no Brasil
0 comentário
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
USDA informa mais uma venda de soja nesta 5ª (18), enquanto China segue realizando novos leilões
Cepea/Abiove: Avanço da agroindústria gera nova revisão positiva no PIB da cadeia da soja e do biodiesel no 3º tri
Clima irregular antecipa pragas e pressiona a safra de soja no leste de MT
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, monitorando fundamentos e macrocenários